Compartilhe com sua comunidades

Balança comercial do setor de celulose e papel aumenta

Balança comercial tem alta de 20,7% comparada com o mesmo período

 

A balança comercial do setor de celulose e papel em janeiro de 2012 atingiu US$ 571 milhões comparada com o mesmo período do ano passado, o que representou uma variação de 20,7%.

 

Apesar de ser o centro da instabilidade econômica mundial, a Europa foi o principal destino da celulose brasileira no período, totalizando 39% da receita de exportação do produto, seguida da China e da América do Norte, respectivamente com 31% e 14% da receita de exportação. Já no que diz respeito ao papel, os países da América Latina permaneceram como principal mercado e foram responsáveis por 58% da receita de exportação, seguidos por Europa e América do Norte, responsáveis por 18% e 7% da receita de exportação, respectivamente.

 

As vendas de papel no mercado doméstico mantiveram-se  no mesmo nível de 2011. Como já avaliado nos últimos meses pela Bracelpa, esse resultado tem sido causado, principalmente, pelas importações dos produtos, nos quais incide a imunidade de impostos quando são destinados à produção de livros, jornais e revistas. Dados setoriais mostram que os papéis de imprimir e escrever e papelcartão têm sido alvo de ações ilegais. Depois de serem declarados como imunes de impostos, são utilizados em outras finalidades que não para fins editoriais, concorrendo com o papel tributado, o que prejudica a concorrência justa e leva à evasão fiscal. 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Negociar é mais que convencer é compreender, escutar e permanecer à mesa. A arte da negociação revela caráter, propósito e legado....
A revolução do ensino chegou. Plataformas de EdTech com inteligência artificial personalizam o aprendizado, ampliam o alcance dos professores e formam alunos mais engajados. Descubra como IA e educação estão...
O Web Summit Lisboa 2025 abriu com uma mensagem que ficou ressoando nos corredores da Altice Arena… um futuro mais brilhante não nasce por acaso, ele é construído por pequenas...
Lisboa, auditório lotado, holofotes acesos. Entra um homem que já estudou o universo na escala das partículas e agora tenta decifrar outro tipo de matéria: a criatividade humana. Anton Osika,...
Em 2006, as marcas ainda controlavam o megafone. O consumidor ouvia, acreditava, e comprava. O digital começava a engatinhar e o “usuário” era apenas um espectador com um login. O...
Paddy Cosgrave entrou no palco como quem acende uma chama. Não falou de lucro, de valuations ou de rodadas de investimento. Falou de algo maior, quase sagrado, a responsabilidade de...