Compartilhe com sua comunidades

Lançamento de embalagens dispara no mundo

Lançamento de embalagens dispara no mundo, segundo levantamento do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM

 

Pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM mostrou que 3.307 embalagens foram lançadas no Brasil no primeiro trimestre de 2012, contra 2.849 lançadas no mesmo período em 2011, com um acréscimo de 458. Esse valor equivale a um aumento de 16,1%. Depois de sofrer uma queda de 2,92% em 2011 os lançamentos no Brasil voltam a crescer, indicando que o ano começou de forma mais ativa, com as empresas colocando seus lançamentos na rua de forma mais intensa.

 

O crescimento no Brasil ficou em nível acima do global. Segundo o Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM houve acréscimo de 10.438 unidades no lançamento de embalagens no mundo, comparando o primeiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2012. Esse valor corresponde a um acréscimo de 15,9% no lançamento de embalagens. O resultado mostra a dinâmica de marketing dos segmentos de consumo das embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e cosméticos, limpeza e pet food.

 

A pesquisa mostrou que 2012 começou de forma positiva no que se refere aos lançamentos de embalagem. “Isto indica que uma dinâmica de marketing mais forte vem sendo implementada pelas empresas que estão tirando seus lançamentos das gavetas e colocando novas embalagens no mercado”, explica o Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.

Os lançamentos expressam essa dinâmica de marketing das empresas demonstram que as empresas estão otimistas depois de terem tido um ano negativo em termos de lançamentos em 2011.

 

O grande destaque do ano na pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM foi o esmalte para unhas, que superou biscoitos doces nos lançamentos mundiais assumindo a terceira posição no ranking (logo atrás de”Maquiagem para os Lábios e “Cuidados Faciais”), mostrando que este produto assumiu uma condição  “fashion” no mercado. As embalagens de refeições prontas cresceram 1,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A volta das refeições prontas ao Top Ten indica que esta categoria assumiu uma dinâmica de marketing mais agressiva em lançamentos de novas embalagens e ganhou força no mercado, especialmente os sanduiches prontos e alimentos prontos congelados.

 

Produtos para cabelo, que lideravam o ranking do Brasil, mantiveram sua posição como categoria líder em lançamentos de embalagens com 14,5%, confirmando a importância que tem os cabelos na apresentação pessoal dos brasileiros.

 

O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking dos países que mais lançaram embalagens, e este ano deve ter impulso extra pelo ano eleitoral, que sempre traz novos investimentos que irrigam a economia. 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A startup americana Aigen, criada por ex-Tesla, está redefinindo o futuro do agro com seu robô Element, que usa energia solar, câmeras e braços mecânicos para “capinar” ervas daninhas em...
Enquanto boa parte da indústria de fundos multimercado sofre com resgates bilionários e performance pressionada, a Genoa Capital cresce na contramão. Com uma carteira robusta de R$ 17 bilhões sob...
A mineradora Aura Minerals acaba de dar um passo decisivo para ampliar sua presença global no mercado de capitais. Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a empresa lançou oficialmente...
Ações em duas metrópoles marcam nova fase de mapeamento em caminhos complexos, com permissão em análise e plano para lançamento comercial em cidades vizinhas....
Block CEO e cofundador do Twitter (agora X), Jack Dorsey revelou em um post no domingo, 6 de julho, que passou o fim de semana criando o app Bitchat, uma...
A estreia de Carlo Ancelotti no comando da Seleção Brasileira tem uma missão que vai além dos gramados: vender 1 milhão de camisas da Nike até a Copa do Mundo...