Compartilhe com sua comunidades

Crescimento e sustentabilidade impulsionam segmento no País

Crescimento e sustentabilidade impulsionam o segmento no País

 

Setor apresenta números superiores à média nacional da indústria de transformação e ainda é uma alternativa mais saudável que os e-readers para o meio ambiente

 

A indústria gráfica continua exercendo papel de destaque na cadeia produtiva nacional. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) com base em levantamento do IBGE, o desempenho do setor, no primeiro trimestre de 2012, apresentou um saldo positivo na produção (0,4%), superando a média nacional da indústria de transformação, que registrou uma retração de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

"Temos, portanto, muito o que comemorar no dia 24 de junho, quando se celebra o Dia Nacional da Indústria Gráfica. Além das perspectivas positivas, o mercado e a sociedade estão tendo a percepção de que o segmento, além de levar conhecimento e informação para todas as partes do País, tem um compromisso consolidado com a sustentabilidade. Com a chegada dos recursos digitais, o papel foi considerado um vilão do meio ambiente. Hoje se vê que a realidade é outra", destaca Michiel Kerbert, sócio administrador da Nova Mercante, uma das líderes de mercado no segmento de fornecimento de papéis para o mercado gráfico, editorial e de embalagens.

 

Ele se refere ao artigo do editor Nick Moran publicado recentemente no site The Millions (http://www.themillions.com/2012/05/are-ereaders-really-green.html) que traz dados novos sobre a sustentabilidade do papel: os aparelhos de leitura digital, os e-readers, apresentam uma pegada de carbono 200 a 250% maiores do que uma biblioteca. "Não se trata de negar o crescimento e os benefícios deste tipo de produto, mas é importante que haja um equilíbrio no julgamento. A indústria gráfica se desenvolveu, segue padrões rígidos de produção e continua sendo a grande parceira na missão de levar conhecimento e informação", afirma.

 

Mercado – Michiel ressalta que outros aspectos ajudam a descrever um cenário ainda mais promissor para a indústria gráfica em 2012. As campanhas eleitorais começam dia 7 de julho e isto tem impacto positivo sobre o segmento. De acordo com as projeções da Abigraf, os gastos com papel e impressão neste período de três meses vão representar um aumento de 10,6% no faturamento do mercado no ano: "Esta é outra área em que o papel tem muita influência, tanto que desde o início do ano nossos vendedores já recebem encomendas para atender as coligações e partidos". Os brasileiros vão eleger, este ano, novos chefes do Executivo e vereadores em 5.561 cidades.

 

O sócio administrador da Nova Mercante cita, também, os investimentos do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Minc) e Ministério da Educação (ME) em 2012.  O Minc está destinando R$ 373 milhões para o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), e o ME tem um orçamento previsto de R$ 1,48 bilhão no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012. "Mais de 28 milhões de alunos só do Ensino Fundamental no País terão acesso a aproximadamente 70 mil novos livros. São números que comprovam a necessidade de uma indústria gráfica forte e com excelência para atender esta demanda. Mais do que um mercado, isto se apresenta como uma missão de cada integrante da cadeia produtiva", afirma Michiel Kerbert.
 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....