Compartilhe com sua comunidades

Impressão além do papel

Impressão além do papel

 

 

Enquanto a indústria do papel debate sobre uma futura crise, a segmento de impressão e criação já olha para novas mídias

 

 

Há alguns anos a Indústria de papel se prepara para uma crise anunciada. É fato que os meios eletrônicos e digitais vêm, gradual e rapidamente, tomando espaço da mídia impressa em vários segmentos, sobretudo no segmento promocional, publicidade e jornalismo.

 

A tempestade que se forma no horizonte da Indústria Papeleira não assusta somente as grandes fabricantes de celulose e papel. Também coloca em maus lençóis a Indústria de Impressão. Sim, por que o papel vem sendo, há séculos, a base para a tinta e para a impressão. Se essa mídia for trocada pelos meios eletrônicos, obviamente o impacto sobre a indústria de impressão será enorme, correto? Nem tanto…

 

Obviamente, a expansão e a gradual substituição da impressão em papel pelo digital e eletrônico é preocupante e fará com que a indústria gráfica se reinvente. A favor do digital, há inúmeros argumentos, incluindo custos. Porém, de uns anos para cá, a indústria impressora descobriu outros nichos para atuar, que não a impressão em papel. Eu me refiro à impressão em meios não convencionais, como vidros, portas, acrílico, alumínio, cerâmica e, mais recentemente, à promissora impressão 3D.

 

A tecnologia para suportar e viabilizar impressão em escala industrial em tais mídias já existe e cresce exponencialmente. Claro que, aqui, falamos num outro modelo de negócio, diferente da “tinta sobre papel” que se tornou o princípio da indústria de impressão por séculos

 

Refiro-me a um modelo de negócio arrojado que pode aliar design e tinta e oferecer resultado imediatamente pronto numa única etapa de impressão.

 

Ainda que o meio publicitário e criativo esteja descobrindo tal potencial muito lentamente, é fato que, num futuro não muito distante, a impressão sobre mídias não convencionais será a tábua de salvação para o negócio de muitas companhias.

 

Não é à toa que vemos fabricantes de equipamentos de impressão industrial UV marcando território em férias têxteis, cerâmicas, decorativas. Eles já vislumbram esse novo mercado e querem abocanhar sua fatia.

 

E os criativos? Bem, as agências ainda precisam fincar os pés nesse novo mundo, que, sem dúvida, oferece uma profusão de opções. Elas vão desde trabalhos artísticos impressos diretamente sobre peças cerâmicas, até a impressão realista de cenários em painéis que, literalmente, fazem o observador submergir no conceito e vivenciar, na pele, a experiência da imagem.

 

Alguns cinemas e galerias já aderiram a essa proposta. E a tendência é que isso se expanda para outros nichos.

 

O importante é ter claro na mente que, ainda que o papel perca espaço em determinadas aplicações da comunicação visual, a impressão está se reinventando rapidamente, e oferecendo um prato pronto àqueles que possuem criatividade para explorar esse novo mundo.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....