Compartilhe com sua comunidades

Impressão além do papel

Impressão além do papel

 

 

Enquanto a indústria do papel debate sobre uma futura crise, a segmento de impressão e criação já olha para novas mídias

 

 

Há alguns anos a Indústria de papel se prepara para uma crise anunciada. É fato que os meios eletrônicos e digitais vêm, gradual e rapidamente, tomando espaço da mídia impressa em vários segmentos, sobretudo no segmento promocional, publicidade e jornalismo.

 

A tempestade que se forma no horizonte da Indústria Papeleira não assusta somente as grandes fabricantes de celulose e papel. Também coloca em maus lençóis a Indústria de Impressão. Sim, por que o papel vem sendo, há séculos, a base para a tinta e para a impressão. Se essa mídia for trocada pelos meios eletrônicos, obviamente o impacto sobre a indústria de impressão será enorme, correto? Nem tanto…

 

Obviamente, a expansão e a gradual substituição da impressão em papel pelo digital e eletrônico é preocupante e fará com que a indústria gráfica se reinvente. A favor do digital, há inúmeros argumentos, incluindo custos. Porém, de uns anos para cá, a indústria impressora descobriu outros nichos para atuar, que não a impressão em papel. Eu me refiro à impressão em meios não convencionais, como vidros, portas, acrílico, alumínio, cerâmica e, mais recentemente, à promissora impressão 3D.

 

A tecnologia para suportar e viabilizar impressão em escala industrial em tais mídias já existe e cresce exponencialmente. Claro que, aqui, falamos num outro modelo de negócio, diferente da “tinta sobre papel” que se tornou o princípio da indústria de impressão por séculos

 

Refiro-me a um modelo de negócio arrojado que pode aliar design e tinta e oferecer resultado imediatamente pronto numa única etapa de impressão.

 

Ainda que o meio publicitário e criativo esteja descobrindo tal potencial muito lentamente, é fato que, num futuro não muito distante, a impressão sobre mídias não convencionais será a tábua de salvação para o negócio de muitas companhias.

 

Não é à toa que vemos fabricantes de equipamentos de impressão industrial UV marcando território em férias têxteis, cerâmicas, decorativas. Eles já vislumbram esse novo mercado e querem abocanhar sua fatia.

 

E os criativos? Bem, as agências ainda precisam fincar os pés nesse novo mundo, que, sem dúvida, oferece uma profusão de opções. Elas vão desde trabalhos artísticos impressos diretamente sobre peças cerâmicas, até a impressão realista de cenários em painéis que, literalmente, fazem o observador submergir no conceito e vivenciar, na pele, a experiência da imagem.

 

Alguns cinemas e galerias já aderiram a essa proposta. E a tendência é que isso se expanda para outros nichos.

 

O importante é ter claro na mente que, ainda que o papel perca espaço em determinadas aplicações da comunicação visual, a impressão está se reinventando rapidamente, e oferecendo um prato pronto àqueles que possuem criatividade para explorar esse novo mundo.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O crescimento do setor têxtil global é impulsionado por automação, sustentabilidade e novos materiais. Mercado deve alcançar R$11,2 trilhões em 2025....
O mercado global de digital signage cresce com força, impulsionado por telas de LED, gestão em nuvem e inteligência artificial....
Amazon, Meta e Oracle lideram cortes no setor de tecnologia em 2025, realocando recursos para IA e automação para elevar eficiência e margens....
Paralisação do governo dos EUA atrasa certificações da FCC e afeta lançamentos de tecnologia, com prejuízo de R$ 2,4 bi ao setor....
Com investimentos trilionários até 2030, a China acelera sua independência tecnológica em chips, IA e 6G no plano “Made in China 2030”....
Mercado de comunicação visual cresce 6,2% ao ano e ganha foco na Viscom Italia 2025, com avanços em automação, LED e impressão sob demanda....