Compartilhe com sua comunidades

Consumo ultrapassa os R$ 3 trilhões em 2013

Consumo ultrapassa os R$ 3 trilhões em 2013

 

O consumo dos brasileiros totalizará R$ 3 trilhões em 2013. Um estudo da IPC Marketing aponta um crescimento de R$ 276 bilhões quando comparado ao valor de 2012, cerca de R$ 2,73 trilhões. O relatório IPC Maps 2013 mostra que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, de 3,8%. A classe B, segmentada em B1 e B2, ainda é a que apresenta maior poder de compra, respondendo sozinha por R$ 1,359 trilhão, o que representa 48,5% do consumo nacional. No segmento anterior está a classe C1, com gastos previstos da ordem de R$ 518,7 bilhões.

 

A classe A também demonstra expansão nos gastos, chegando a R$ 539,6 bilhões neste ano. Já as classes D e E registram crescimento: a classe D gastará R$ 116,7 milhões, enquanto a E consumirá R$ 3,596 milhões. Em relação às regiões com maior poder de consumo, o Sudeste lidera o ranking, com uma participação de 50,5%.  O Nordeste aparece na segunda colocação, respondendo por 18,2% do total de gastos. O Sul se mantém na terceira posição com 16,9%, enquanto Centro-Oeste e Norte são responsáveis por 8,59 e 5,78.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....