🎧 Resumo em Áudio
Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.
MDIC divulga medida que prevê restrição à importação de papel cartão do Chile
As duas maiores fabricantes de papel cartão do país, Klabin e Suzano, deverão ser beneficiadas com uma resolução que prevê a manutenção de restrições à importação de papel cartão do Chile. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O documento informa que uma análise preliminar aponta para a necessidade de continuação de dumping ao produto exportado ao Brasil pela empresa Cartulinas CMPC, em citação a um processo iniciado em 2000. Desde então, empresas nacionais têm pedido revisões do processo para o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Em 2012, por exemplo, a Klabin, Suzano, Papirus, Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) e Ibema pediram a revisão.
Encerrado o prazo, o governo brasileiro chegou à conclusão de que, na ausência de medida antidumping, “as exportações potenciais do Chile, realizadas a preços preliminarmente determinados com a continuação de dumping, poderiam contribuir para a deterioração dos indicadores da indústria doméstica”, ou seja, a restrição à importação de papel cartão chileno se mostrava necessária.
"Dessa forma, e tendo em conta os dados apresentados, resta comprovada a probabilidade de retomada do dano à indústria doméstica em caso de não prorrogação do compromisso de preços em vigor ou de não aplicação de direito antidumping às exportações para o Brasil de cartões duplex e triplex originárias do Chile, dano esse decorrente da prática de dumping nessas exportações", destaca o documento.