Compartilhe com sua comunidades

Denim com Tencel é mostrado no CanatibaLAB Inverno 2014

🎧 Resumo em Áudio

Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.

Denim com Tencel é mostrado no CanatibaLAB Inverno 2014

 

 

A Lenzing Fibers, empresa austríaca produtora das fibras celulósicas Tencel® e Lenzing Modal®, é uma das parceiras da Canatiba Denim Industry na produção de denims sustentáveis. O resultado da união entre as duas empresas pôde ser conferido durante o “Canatiba LAB Inverno 2014”, que aconteceu no último dia 8 no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

 

Segundo estimativas do mercado, cerca de 800 milhões de peças de jeanswear são produzidas anualmente em todo o mundo. O uso de Tencel® – marca da fibra lyocell da Lenzing Fibers® – na composição do denim é a alternativa para um jeanswear sustentável devido às características da fibra e à sua produção limpa.

 

As características proporcionadas pela combinação do algodão com Tencel® resultam em um denim premium, com alto valor agregado. Isto ocorre graças às características da fibra, produzida a partir de celulose de polpa de madeira (eucalipto), que é macia como a seda, resistente como o poliéster e é mais absorvente do que o algodão. Esta alta capacidade de absorção de umidade do Tencel® contribui para manter estável a temperatura do corpo e confere ao tecido uma propriedade antibacteriana natural: a umidade do suor ou do meio ambiente é transportada para fora da roupa, impedindo a proliferação de bactérias de forma natural.

 

A tenacidade é outra característica que a fibra confere ao denim elaborado com Tencel®, garantindo alta resistência aos mais agressivos processos de lavanderia e beneficiamento. Os processos de acabamento do denim normalmente são agressivos ao meio ambiente e pesquisas mostram que o uso do Tencel® no denim reduz em até 45% o consumo de água utilizada no processo e em até 35% a utilização de produtos químicos.

 

Outro importante atributo da mistura de Tencel® ao algodão no denim é a sua qualidade de controle térmico, que contribui para uma sensação de frescor durante todo o dia, mesmo em temperaturas elevadas ou após esforço físico intenso. Este conforto térmico proporciona que a fibra seja fresca no calor e aqueça no frio, adaptando-se às condições climáticas de cada momento.

 

A tecnologia para misturar Tencel® ao denim começou a ser desenvolvida no início da década de 1990 e foi aprimorada ao longo dos anos, posicionando hoje o denim com Tencel® como um dos produtos com maior valor agregado do segmento em todo o mundo. As propriedades da fibra aliadas ao denim resultam na união perfeita entre duas fibras: Tencel® e algodão.

 

Os processos de industrialização do denim com Tencel® incluem a utilização de insumos químicos de alta qualidade, que reduzem a quantidade de água, além do reaproveitamento da mesma, e reduzem também a emissão de gases (CO2), otimizando o processo e possibilitando ainda uma significativa economia de energia. A redução do consumo de água e a redução do uso de energia durante o processo de produção dos denims são consideradas hoje dois dos mais importantes pilares para uma indústria realmente sustentável. 

 

A fibra Tencel® está presente em peças jeanswear de diversas grifes como Diesel, Helmut Lang, Lee, G-Star Raw, Lacoste, Miss Sixty, Rag&bone, Bebe, AG- Adriano Goldschmied, Marc Jacobs, Salsa, Esprit, Escada, Gas e em rede de lojas ao redor do mundo como Zara, Marks&Spencer, H&M, Selfridges, Harvey Nichols, Acne, Liberty London, Maison Scotch, Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue, entre outras. 

 

No Brasil, a Canatiba Denim Industry desenvolve duas linhas de denims com Tencel®: Hi-Comfort® – composta por denims de alto conforto com todos os diferenciais da fibra – e Canatiba MaxSkin®, uma linha de denims leves, ultramacios e refinados. A Canatiba é a única empresa no Brasil a oferecer denims com Tencel® e conta com 45 produtos com as fibras da Lenzing Fibers em sua coleção atual.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....