Compartilhe com sua comunidades

SIMPLESMENTE COMPLEXO

Os desafios de uma plataforma de comunicação vão muito além de ligar A/B como a grande maioria acredita. Esse talvez seja o motivo pelo qual a maioria continua fazendo muito do mesmo. O que funciona para todos, no meu entendimento, é o algoritmo que pode ser replicado matematicamente. Por outro lado, é fundamental que a forma de abordagem, bem como o conteúdo, precisa ser construído do zero para cada tipo de empresa, com variação em relação ao público-alvo, aos objetivos desejados, ao cenário do momento e a disponibilidade de recursos. E isso é complexo. Se por um lado as empresas precisam de resultados mensuráveis, com ações cada vez mais focadas, por outro, é fundamental que a estratégia possa ir além de parâmetros básicos e previsíveis.

Eu sempre acreditei que, para gerar valor é preciso construir uma cadeia (de valores) pensando em todos os reflexos que suas ações podem gerar tanto na atividade principal, bem como nas secundárias e também no antes e no depois. Ou seja, entender como as tecnologias e os fornecedores de insumos podem fazer a sua empresa produzir e entregar um benefício para que os clientes dos seus clientes consumam aquilo que eles desejam. Simples, não? Não! Dentre as estratégias de marketing, poucos são os que consideram a construção de valores antes mesmo de classificar o foco, o objetivo e ações sistêmicas e até mesmo as metas. Neste ponto, acho que alguns filósofos têm total razão em dizer que estamos “nos tornando burros” e à espera de executar o que está na moda e fazer o que é mais simples. Isso talvez pela própria voracidade, urgência e necessidade de gerar resultados no menor tempo possível.

A impaciência cria a descontinuidade de muitos bons projetos e pensamentos que poderiam, sim, impactar no posicionamento que idealizamos enquanto empresários. Eu acredito que a maneira mais simples de explicar essa filosofia é mostrar casos e práticas de mercado que apontem a importância dos detalhes no processo de escolha e compra dos fornecedores, bem como na maneira como se constrói os valores para atender clientes que valem a pena. E é com muito orgulho que trago esse mês uma das mais incríveis entrevistas que já fiz em toda a minha carreira. Acho, inclusive, que muito do conteúdo exposto a mim pelo entrevistado possa ser expresso de uma forma plena e em detalhes, pela diversidade de enfoques e pela excelência na abordagem que eles adotam nos serviços da empresa.

A matéria de capa, feita com os empresários da Artfix, representa muito do que eu pessoalmente acredito que seja fundamental para uma empresa se denominar sustentável. Quiçá tenhamos mais empresas a caminho desse entendimento. Afinal de contas, o importante é viver bem e ser feliz. Minha lição é: simplificar a maneira complexa como vejo tudo isso. Meu agradecimento especial aos entrevistados pelas experiências vivenciada por mim nessa matéria, aos nossos colaboradores, colunistas e anunciantes que prestigiam e confiam na associação de suas respectivas marcas a este complexo trabalho.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O ex-nadador olímpico Gustavo Borges mergulhou no universo do empreendedorismo e construiu um império na área de educação esportiva, saúde e bem-estar. Tudo com a mesma disciplina que o levou...
Tem gente que acorda e confia no horóscopo. Outros confiam na intuição, no “feeling”, no “eu já vi isso antes”. Mas tem um grupo silencioso, quase secreto, que confia nos...
Histórias bem contadas criam demanda por produtos, serviços e experiências. Seja por meio de animações, filmes, games, livros, canais do YouTube, apps ou marcas corporativas... todos são excelentes contadores de...
Durante muito tempo, nos ensinaram a seguir uma carreira como quem sobe uma escada: um degrau de cada vez, rumo a um topo que supostamente traria estabilidade, status e realização....
O caos não está apenas ao nosso redor, ele habita dentro de nós. Nossas repetições automáticas, decisões impulsivas, crenças limitantes e o piloto automático emocional nos aprisionam em padrões invisíveis,...
Recentemente, um grupo de pesquisadores suíços fez um experimento que parece saído de um filme de espionagem. Eles invadiram um fórum do Reddit — famoso por discussões intensas e desafiadoras...