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SIMPLESMENTE COMPLEXO

Os desafios de uma plataforma de comunicação vão muito além de ligar A/B como a grande maioria acredita. Esse talvez seja o motivo pelo qual a maioria continua fazendo muito do mesmo. O que funciona para todos, no meu entendimento, é o algoritmo que pode ser replicado matematicamente. Por outro lado, é fundamental que a forma de abordagem, bem como o conteúdo, precisa ser construído do zero para cada tipo de empresa, com variação em relação ao público-alvo, aos objetivos desejados, ao cenário do momento e a disponibilidade de recursos. E isso é complexo. Se por um lado as empresas precisam de resultados mensuráveis, com ações cada vez mais focadas, por outro, é fundamental que a estratégia possa ir além de parâmetros básicos e previsíveis.

Eu sempre acreditei que, para gerar valor é preciso construir uma cadeia (de valores) pensando em todos os reflexos que suas ações podem gerar tanto na atividade principal, bem como nas secundárias e também no antes e no depois. Ou seja, entender como as tecnologias e os fornecedores de insumos podem fazer a sua empresa produzir e entregar um benefício para que os clientes dos seus clientes consumam aquilo que eles desejam. Simples, não? Não! Dentre as estratégias de marketing, poucos são os que consideram a construção de valores antes mesmo de classificar o foco, o objetivo e ações sistêmicas e até mesmo as metas. Neste ponto, acho que alguns filósofos têm total razão em dizer que estamos “nos tornando burros” e à espera de executar o que está na moda e fazer o que é mais simples. Isso talvez pela própria voracidade, urgência e necessidade de gerar resultados no menor tempo possível.

A impaciência cria a descontinuidade de muitos bons projetos e pensamentos que poderiam, sim, impactar no posicionamento que idealizamos enquanto empresários. Eu acredito que a maneira mais simples de explicar essa filosofia é mostrar casos e práticas de mercado que apontem a importância dos detalhes no processo de escolha e compra dos fornecedores, bem como na maneira como se constrói os valores para atender clientes que valem a pena. E é com muito orgulho que trago esse mês uma das mais incríveis entrevistas que já fiz em toda a minha carreira. Acho, inclusive, que muito do conteúdo exposto a mim pelo entrevistado possa ser expresso de uma forma plena e em detalhes, pela diversidade de enfoques e pela excelência na abordagem que eles adotam nos serviços da empresa.

A matéria de capa, feita com os empresários da Artfix, representa muito do que eu pessoalmente acredito que seja fundamental para uma empresa se denominar sustentável. Quiçá tenhamos mais empresas a caminho desse entendimento. Afinal de contas, o importante é viver bem e ser feliz. Minha lição é: simplificar a maneira complexa como vejo tudo isso. Meu agradecimento especial aos entrevistados pelas experiências vivenciada por mim nessa matéria, aos nossos colaboradores, colunistas e anunciantes que prestigiam e confiam na associação de suas respectivas marcas a este complexo trabalho.

Marco Marcelino

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no tempo certo

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Agosto de 2025

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