Compartilhe com sua comunidades

IMAGENS QUE “FALAM” AO CORAÇÃO

Números e resultados. Claro, o mercado de impressão, em grande medida, depende desses dois fatores. E é por isso que tratamos tanto aqui de eficiência, produtividade e estratégias direcionadas para o negócio. Mas, se você é um apaixonado por esse mercado como eu, sabe que nunca se tratou apenas disso. Nossa revista repetidamente abre espaço para a magia das cores formando imagens impressionantes, surpreendentes… E, na posição de quem cobre as atividades das empresas que atuam nesse setor, temos o privilégio de ver de perto, em primeira mão, o sentimento inexplicável de quem trabalha na produção. Um misto de amor e orgulho com o produto dessa criatividade. Felicidade talvez seja a palavra mais apropriada.

Pena que nem sempre seja assim. Nos últimos 27 anos, conheci muitos empresários que, entre erros e acertos, souberam se reinventar – enquanto outros desistiram por conta dos maus momentos da economia. É fato que, de alguns anos para cá, a impressão perdeu valores importantes (empresas e pessoas), alguns insubstituíveis. Quem surgiu no lugar dessas mentes criativas foi um outro tipo curioso de especialista: o expert em dinheiro, para quem a única cor interessante é a das cédulas, cheques e cartões de crédito. Um cafetão da qualidade que vende serviços por preço.

A internet tem tornado essa saída dos bons profissionais e chegada dos “homens de negócio” ainda mais recorrente. A desculpa é, mais uma vez, o preço – e também a crença de que não há mais leitores ávidos por informações relevantes. Parece existir um menosprezo pela inteligência do público leitor. E gerar conteúdo passa a ser copiar o que os fornecedores empurram como verdade – geralmente uma “verdade” que interessa sobretudo ao próprio umbigo. Minha constatação é de que, infelizmente, muitos profissionais com poder de decisão não entenderam nada sobre a evolução das tecnologias – e ignoram a tendência do consumidor omnichannel (todos os canais, simultaneamente).

A boa notícia – ufa!, elas existem – é de que ainda há muitos cases positivos para compartilhar e muita gente inventiva, esclarecida, visionária, apaixonada pelas possibilidades da impressão. Lembro-me bem de um vídeo produzido há muitos anos pela Marabu, e que me foi apresentado pelo Jonathan Bultemeyer, então diretor de marketing da empresa. Era em alemão, mas as palavras pouco importavam. Porque o vídeo demonstrava a influência das cores no nosso cotidiano e o poder intrínseco, absoluto, das imagens – uma linguagem que independe da comunicação verbal.

Saí dessa apresentação emocionado e seguro de que ali estava uma empresa investindo em tecnologia, matéria-prima de qualidade e profissionais capacitados para, além de buscar seus resultados de negócio, proporcionar todo o encantamento que a impressão é capaz de oferecer, aos olhos e ao coração. Esse mesmo sentimento eu tive este mês ao ler a matéria de capa escrita pelo Alexandre Carvalho, com fotos de Yuri Mine, sobre a Reserva, empresa carioca que explora a impressão digital para personalizar a experiência de seus clientes na área do vestuário masculino.

Tenho certeza de que, ao ler a matéria, você vai ficar tão encantado quanto eu com empreendedores que praticam os valores que nosso mercado, como um todo, precisa resgatar. Uma empresa que, adotando uma abordagem multimídia e com pontos de venda diferenciados para se aproximar de quem compra suas roupas, refere-se ao cliente assim: “acreditamos que somos amigos”.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O ex-nadador olímpico Gustavo Borges mergulhou no universo do empreendedorismo e construiu um império na área de educação esportiva, saúde e bem-estar. Tudo com a mesma disciplina que o levou...
Tem gente que acorda e confia no horóscopo. Outros confiam na intuição, no “feeling”, no “eu já vi isso antes”. Mas tem um grupo silencioso, quase secreto, que confia nos...
Histórias bem contadas criam demanda por produtos, serviços e experiências. Seja por meio de animações, filmes, games, livros, canais do YouTube, apps ou marcas corporativas... todos são excelentes contadores de...
Durante muito tempo, nos ensinaram a seguir uma carreira como quem sobe uma escada: um degrau de cada vez, rumo a um topo que supostamente traria estabilidade, status e realização....
O caos não está apenas ao nosso redor, ele habita dentro de nós. Nossas repetições automáticas, decisões impulsivas, crenças limitantes e o piloto automático emocional nos aprisionam em padrões invisíveis,...
Recentemente, um grupo de pesquisadores suíços fez um experimento que parece saído de um filme de espionagem. Eles invadiram um fórum do Reddit — famoso por discussões intensas e desafiadoras...