A empresa italiana Centro Sviluppo Progetti (CSP), fundada em 2003, vem continuamente desenvolvendo projetos inovadores no mundo da eletrônica e da mecânica. Em 2012, os participantes do CSP criaram o WASP (World’s Advanced Saving Project), um projeto para criar soluções sustentáveis que deu início a uma impressora 3D capaz de construir casas.
A primeira casa feita pela impressora Big Delta está sendo construída na cidade Massa Lombarda na Itália e os moradores estão ajudando na construção. A impressora tem como matéria prima barro, argila, fibras naturais como a palha e utiliza o cimento como aditivo químico para constituir mais firmeza ao material, além disso, as casas utilizam uma estrutura de metal de 6 metros de diâmetro.
A Big Delta tem 12 metros de diâmetro e consome apenas 100 W de energia elétrica. Os materiais para construção são misturados em uma grande betoneira até atingirem a textura ideal para construção. Depois o material é direcionado a um aplicador gigante que dispõe a massa no formato desejado para construir a casa.
A ideia da empresa é que esta impressora seja capaz de construir milhares de casas populares, com menor custo em tempo recorde especialmente em situações de catástrofes, que deixam muitas pessoas desabrigadas além de ser uma alternativa para países muito populosos, como a China.
Para saber mais sobre esta novidade do mercado, clique no banner abaixo.