Compartilhe com sua comunidades

Entrevista mostra vantagens de se investir em publicidade.

Uma entrevista publicada no jornal o Globo, apresentando um estudo da Deloitte, a pedido da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), mostra que à cada real gasto em publicidade tem um retorno superior a 10 vezes.

O estudo feito mostra que uma empresa que investe R$ 1 em alguma ação publicitária, gera, em média, R$ 10,69 para o conjunto da economia brasileira. Assim, os R$ 33,5 bilhões de receita anual do setor em 2014 se converteram em R$ 358 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB), segundo a pesquisa.

Armando Strozenberg, presidente da Abap, afirmou que a ideia de se realizar um levantamento desse tipo tem como objetivo mostrar às empresas que publicidade traz crescimento.

Ainda segundo a reportagem, o estudo da Deloitte, que já foi feito no Reino Unido e nos Estados Unidos, considerou os dados do Brasil referentes ao ano de 2014. Para se chegar ao impacto na economia, a consultoria desenvolveu um modelo que leva em conta o PIB per capita, o investimento em publicidade, a taxa de investimento na economia, entre outros.

Para a Abap, o setor de publicidade vai fechar este ano com faturamento entre R$ 36 bilhões e R$ 38 bilhões. Números que, segundo Strozenberg, representam uma alta de 0,7% a 1%. Desse total, a TV continua liderando os investimentos, com 62,9%, seguido de internet (9,7%), TV por assinatura (9,2%), jornal (8,2%), revista (4,6%), rádio (3,6%), mobiliário urbano (1,3%) e cinema (0,6%).

Por Jorge Luiz Mussolin

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....