Compartilhe com sua comunidades

A relevância da segurança de dados nos negócios

Já pensou na infinidade de dados confidencias e informações preciosas que seus negócios e de seus clientes possuem? Com certeza, nenhuma empresa gostaria de perdê-los. Isso traria danos à reputação da companhia e logicamente levaria a perdas financeiras. Um estudo recente da The Computing Technology Industry Association (Comp- TIA) apurou que, no último ano, 87% das organizações no Brasil experimentaram ao menos uma violação de segurança cibernética. Com o crescente aumento dos negócios no meio digital, a demanda por armazenamento das informações de modo eficaz e seguro vem forçando as empresas do segmento de dados a evoluírem na forma como armazenam, recuperam e protegem as informações vitais para o negócio de seus clientes.

No Brasil o custo da violação de dados gera grande perda financeira, que poderia ser investida em geração de emprego, infraestrutura, capacitação de profissionais, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. A realidade em que vivemos é a tecnológica. É fato: todos vivem conectados e utilizam uma enorme quantidade de dados o tempo todo, seja para um fim corporativo ou pessoal. Vale enfatizar que existem soluções para minimizar o risco de violação de dados.

Quando se fala em segurança da informação, é possível imaginar uma série de mecanismos de proteção para cada camada onde a informação resida ou transite. A proteção e confidencialidade dessas informações são exigidas pelos gestores do negócio e claro, pelos seus clientes. Esse é um grande desafio dentre outros tantos que suscitam a preocupação dos profissionais de TI.

Para cada camada dentro de um datacenter existe um mecanismo de proteção. Em relação ao hardware podemos citar o bit locker, já ao pensar em software, existe a proteção por senhas, encriptação de conexões, tunelamento seguro, dentre outros. Há, ainda, o sistema gerenciador de bancos de dados, peça-chave nesse fluxo…

Para continuar lendo o texto, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....