Compartilhe com sua comunidades

Saiba como fazer um plano de marketing em 8 passos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, planejar é uma ação indispensável na elaboração de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Além de facilitar a execução das ações táticas, o planejamento é fundamental para avaliar e aprimorar a sua performance e, consequentemente, aumentar o retorno sobre o investimento.

Imagine realizar uma viagem sem planejar os principais roteiros que pretende visitar, por exemplo. Certamente você perderá tempo e dinheiro ao negligenciar o planejamento antes de decolar. No marketing não seria diferente; é preciso se preparar antes de colocar a mão na massa. Além de otimizar tempo, você aumenta as chances de alcançar resultados expressivos.

Por isso, recomendamos que você documente as suas estratégias cuidadosamente para criar ações que tragam resultados! Mas, afinal, como fazer um plano de marketing bem estruturado? A seguir,  vamos te mostrar os principais elementos que não podem faltar no seu planejamento. Acompanhe:

1 – Comece pelo diagnóstico do cenário atual

O diagnóstico da situação atual do seu negócio é imprescindível já que, por meio dele, será possível identificar as ações que não trouxeram resultados positivos, as estratégias bem-sucedidas, entre outros aspectos.

Essa coleta dos dados internos é muito valiosa para dar sequência ao planejamento, ou seja, para entender quais estra­tégias devem ser abortadas imediatamente e onde estão as melhores oportunidades a serem exploradas.

2 – Defina os objetivos para acertar em como fazer um plano de marketing

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Então, fique atento e estabeleça os seus objetivos logo no início do planejamento. As metas se dividem em duas categorias.

O objetivo geral é aquele macro. Exemplo: “Aumentar a percepção de valor da persona referente aos produtos e serviços oferecidos” ou “Aumentar as vendas”. Já os objetivos específicos se concentram em ações menores para atingir o propósito mais amplo, como: “Elevar o número de visitantes no site ou gerar leads”, entre outras ações.

3 – Aplique o Benchmarking

Por Diego Carmona

Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

 

 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....