Este mês a Prefeitura de São Paulo lançou uma campanha sobre educação no trânsito. O vídeo “Imprudência Zero” traz as cores amarelo e preto, ícones de segurança, efeitos esfumaçados e em câmera lenta para mostrar os dados sobre acidentes de trânsito em São Paulo. A campanha brasileira será veiculada na TV aberta e paga.
Os mesmos efeitos e cores podem ser vistos em uma campanha publicitária sueca de 2014. Também do segmento de segurança no trânsito, para vender um airbag de bicicletas da marca Hövding. A agência paulista Lua Propaganda, responsável pela peça, nega que tenha havido inspiração na peça sueca.
A Lua Propaganda afirmou que o vídeo foi “inspirado na linguagem da abertura do seriado de entretenimento ‘True Detective'”. A abertura do seriado também apresenta o efeito esfumaçado e transparências. A cor amarela, segundo a agência, foi usada porque é a “adotada no mês de conscientização sobre segurança no trânsito -o Maio Amarelo”.