Compartilhe com sua comunidades

Acredite no seu produto – e diga isso para o resto do mundo

O que você faz quando um cliente reclama que o seu preço está alto? Situação chata, não é? Curiosamente, fazemos a mesma coisa quando estamos na situação oposta. Quando compramos um produto ou serviço, não nos esforçamos para perceber o valor envolvido – e frequentemente a reclamação vem à nossa boca: está caro!

Mas me permita uma reflexão. Se o valor que eu arrecado não prevê aquele gasto – superior ao que eu imaginava –, posso avaliar que: é irrelevante ou desnecessário, ou então supérfluo, ou não dediquei tempo a considerar a sua importância.

Quando a despesa ajuda a potencializar os objetivos da sua empresa, é fundamental que esse gasto faça parte da estratégia. Na prática, “gastar” com publicidade só é desnecessário e supérfluo se você não sabe quem é o seu público, onde ele está, ou não tem uma mensagem clara para transmitir.

Por outro lado, se fizer sentido o seu público saber quais os benefícios do seu equipamento, tinta ou serviço, fica mais fácil avaliar quanto custa entregar essa mensagem a ele.

Em muitos casos, tratamos a comunicação como uma parte da vida de ser empresário, algo que precisa soar bem, e a enchemos de jargões e adjetivos, perdendo uma oportunidade importante de externar algo que faça nosso público perceber o valor daquilo que oferecemos. Para que isso soe legítimo, antes de mais nada, é fundamental que você acredite de verdade no que está comunicando.

Sua máquina vai mesmo ajudar as empresas a aumentar a produtividade? Sua tinta é, realmente, a melhor do mercado? Tomara que sim. Entender o valor dos seus produtos e serviços é essencial para que a sua comunicação seja eficiente. O seu cliente só vai poder compreender esse valor se você o fizer primeiro. Se sua publicidade conseguir com que as duas pontas concordem quanto a esse valor, dificilmente o preço será uma surpresa negativa.

Tudo isso passa pela reconstrução da sua visão do negócio. Às vezes – muitas vezes – estamos tão envolvidos nas operações do dia a dia que não conseguimos parar para refletir sobre o que tudo isso significa. Empurramos nossos produtos caminho adiante porque é preciso seguir, continuar, acelerar… Então, tontos pela velocidade desse processo, nos perdemos da essência do que estamos oferecendo.

Olhe profundamente para o seu negócio, procure as rugas na imagem que você vê, os sinais de envelhecimento, as decisões equivocadas que deixaram marcas no seu produto… e também suas belezas, seus grandes acertos, tudo aquilo capaz de deixá-lo orgulhoso por proporcionar algo que, de fato, deixa o mercado melhor. Esse é o fruto do seu trabalho. O seu valor hoje – que é inegociável, pois vai muito além do preço.

Quem acredita em si sabe que o investimento em comunicação é um encaminhamento natural – e necessário – para um produto cujo valor se sabe. Se você duvida dos benefícios de transmitir qual é esse valor, deve estar faltando um mergulho no autoconhecimento, na essência do que você está oferecendo. Experimente.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...