Compartilhe com sua comunidades

A DIFERENÇA ENTRE PROMETER E SE COMPROMETER.

Início do ano é sempre um tempo de promessas. Vou emagrecer, vou procurar outro emprego, vou terminar a reforma, vou cuidar melhor da saúde, vou ler aquele livro ou fazer aquele curso, etc. 

Passamos umas duas ou três semanas cheios de planos e perspectivas que acabam ficando no meio do caminho e ao final do ano percebemos que quase tudo que foi prometido acabou não realizado. 

Por isso, a grande resolução de início de ano deve ser: Prometer menos e se comprometer mais. 

Mais importante que o “to do list” é o “not to do list”. Vamos ter a noção de que a mudança de calendário não altera nosso comportamento. Que a única coisa capaz disso é uma mudança interna de perspectiva. Tenhamos coragem de dizer não, as vezes para nós mesmos. Sejamos compreensivos com nossas falhas e limitações, mas rígidos em relação às nossas tentações. 

Cada vez que prometemos sem nos comprometermos, a isso se segue um sentimento de frustração e baixa autoestima que precisa ser evitada. Não adianta ser otimista na promessa sem ser realista na execução. 

O mundo digital veio se somar ao analógico e o que sofreu com isso foi o tempo. Temos cada vez mais compromissos, atividades e cada vez menos tempo. E com menos tempo, é ainda menor nossa chance de realizar tudo que planejamos. Por isso, o ano de 2018 deve ser o ano do foco. 

Uma mudança de comportamento vem com o tempo, mas a decisão de mudar começa em um instante. Precisamos entender a diferença entre promessa e compromisso. E, por isso, prometer menos e se comprometer mais. Esse é o nome do jogo… 

Walter Longo

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...