Compartilhe com sua comunidades

Prepare sua equipe de vendas para os principais eventos comerciais

Existe uma frase muito comum na área de vendas que diz que “treinar uma equipe custa caro”. Por outro lado, você já parou para pensar o preço que a sua empresa paga pela falta de informação e atualização da sua equipe de vendas? Além dessa questão, muitos empresários temem em investir na equipe por receio que no futuro sua equipe vá para a concorrência. 

É aí que muitos líderes acabam entrando em um dilema: será que faz sentido investir em seus vendedores enquanto eles estão na sua empresa ou vale mais a pena não treiná-los e se contentar com os resultados abaixo da média? Bom, se eu pudesse te dar um conselho eu diria: puxe a sua equipe para outro nível

Alinhamento do time 

A transparência da empresa é algo fundamental para o sucesso de todas as áreas, principalmente na área de vendas. Por isso, comunique ao seu time quais são os planos da empresa, o que ela pretende fazer nos próximos meses, como ela quer ser vista no mercado e qual posicionamento de cada fornecedor. O mais importante é que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. 

Necessidade do mercado 

Você precisa ter em mente que nem todo cliente vai comprar o seu produto. Esse princípio pode parecer básico, mas a verdade é que isso não fica claro para a equipe comercial. Ensine a sua equipe quem é o público alvo e além disso, mostre quem são os clientes que não se encaixam na empresa. 

Escolha o estilo de treinamento 

Existem várias formas de treinar a sua equipe como por exemplo: treinamento presencial, online, workshop, palestras ou coaching de executivos. Todas elas trarão resultados positivos, mas saiba escolher qual encaixa melhor no momento da sua empresa. 

Treinamentos técnicos/comportamentais 

Posso dizer que normalmente o mais realizados nas empresas são os treinamentos técnicos focados nas características dos produtos. Por outro lado, saiba que é tão importante ou mais quanto os treinamentos técnicos, é adicionar o treinamento comportamental, para que o seu vendedor saiba utilizar treinamento técnico na hora certa, com o cliente certo. Imagine que se o vendedor utilizar somente a parte técnica, ele será praticamente um catálogo falante.  

Frequência e comunicação 

O nível de aprendizado das pessoas é diferente, por isso, é muito importante manter a frequência de aprendizado da equipe. Ademais, lembre-se sempre de comunicar a sua equipe sobre as visões da empresa. 

Use dinâmicas 

A pirâmide de aprendizado diz que, aprendemos 50% quando vemos e ouvindo, 70% quando discutimos com os outros, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos o que aprendemos, por isso, use dinâmicas em seus treinamentos. 

Sabemos que a equipe de vendas é a linha de frente do negócio. Em algumas situações é possível afirmar que são os profissionais que mais conhecem o mercado de atuação da empresa. São eles que conhecem os pontos fracos de seus concorrentes e os fortes de sua empresa e do que comercializa. 

Por fim, lembre-se que para fazer um treinamento de sucesso, busque empresas ou profissionais especializados em treinamento. Nem todo líder tem técnicas e habilidades para poder treinar sua equipe, o fato dele conhecer bem seu produto não garante que ele tenha didática para repassar as informações.  

Iara Luz

CEO da IL Gestão de Negócios | Estratégia de Negócios e Inteligência Competitiva | Especialista em Compliance Tributário e Gestão Comercial | Estruturação de Times e Líderes | Mentora

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....