Compartilhe com sua comunidades

Isca ruim não atrai peixe bom

Um dia me deram um prazo curtíssimo pra entregar um estudo grande e complexo. Fiquei imaginando o que aconteceria se eu criasse uma apresentação inteira “fake”. Um arquivo bem produzido, com efeitos profissionais, recheado de estatísticas inventadas, gráficos impressionantes, fontes que nunca seriam checadas e conclusões bem elaboradas. Algo que poderia ser apresentado com maestria e convicção, usando as melhores práticas dos treinamentos de técnicas de apresentação.

Será que alguém perceberia? Será que o resultado seria o esperado? 

Enquanto você pensa nessa situação, faço um paralelo: 

A situação econômica difícil e a facilidade de conseguir contatos na internet está fazendo as caixas postais dos marketeiros ficarem cheias de propostas. Todo mundo está em busca de clientes novos e, para isso, criam “ppts” pirotécnicas cheias de promessas e superlativos. 

“Venha, peixe! Morda o meu anzol porque a minha minhoca é a melhor do mercado.” 

É assim que me sinto cada vez que recebo um contato de um fornecedor totalmente desconhecido com um material aleatório me pedindo 15 minutos pra um café semana que vem, me chamando pelo nome errado. 

Caro colega desesperado em vender, preciso lhe contar uma coisa: mandar uma apresentação padrão para milhares de pessoas que você não sabe nem o que fazem é mais parecido com SPAM do que com uma venda bem feita.  

Isso sem falar que os peixes mais experientes da lagoa vão sacar rapidinho que sua venda é bem mentirosa. Muita coisa ali foi inventada para esconder o anzol, que eles já farejaram no primeiro segundo. 

Foi pensando nisso que eu descobri o que aconteceria se eu fizesse a obra de ficção que estava me tentando no primeiro parágrafo. Talvez eu fisgasse algum peixe uma vez. Talvez até duas vezes. Mas com o tempo…. ia morrer de fome. Essa lagoa é bem menor do que parece e os peixes mais cedo ou mais tarde se cruzam por aí para falar sobre os anzóis que viram. 

O que eu fiz? Contratei ajuda pra fazer tudo bem feito dentro do prazo. 

Mas minha caixa postal continua cheia de minhocas maquiadas… 

João Branco

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...