Compartilhe com sua comunidades

O falso sentimento de que sei tudo

A narrativa de um empresário muitas vezes se contradiz pela dinâmica de mercado. E não há nada de errado, se pensarmos que as mudanças fazem parte dos aprendizados. Mas nem sempre, acertamos.

Às vezes a armadilha está no atalho ou na expectativa gerada por nossas escolhas. Nenhuma empresa morre por conta da tecnologia, mas sim pelo Mercado (ou falta dele).

Embora isso não seja uma regra, o comportamento empreendedor me faz refletir. Em especial daqueles mais próximos. E sempre é bom se questionar: talvez essa inquietude tenha sido o gatilho para que o conteúdo da Empresário Digital fosse se aprimorando ao longo do tempo.

Além disso, ao mesmo tempo em que a demanda pelo meu trabalho de consultoria foi crescendo, percebi que o meu envolvimento nas práticas das empresas provocou a busca por novos modelos mentais.

Nas entrevistas que antes buscavam frases de efeito sobre o sucesso, passaram a prevalecer as questões para saber mais sobre crenças, valores e entendimento sobre gestão de negócios.

Quando se aplicam alguns modelos mentais a práticas operacionais, fica tangível a possibilidade de transferência do conhecimento entre os negócios. E isso foi me mostrando alguns padrões.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....