Compartilhe com sua comunidades

ECOSSISTEMAS DIGITAIS E PORQUE ESSE É O FUTURO DO SEU NEGÓCIO

Está cada vez mais complexo para as organizações definir os rumos das evoluções de seus negócios em meio a tantas incertezas e agilidade de transformação. Mas uma coisa é certa: não dá para ficar no mesmo lugar.

A pesquisa Navigator, do HSBC, que entrevistou mais de 2.600 empresas em todo o mundo, mostra que as empresas estão optando por fazer mudanças fundamentais na forma como operam, buscando se tornar mais colaborativa, em vez de agir sozinhas.⠀

Esse é um dos principais caminhos para se manterem atualizadas, entregando com agilidade produtos e serviços melhores e inovando constantemente.

Operar em rede garante velocidade na integração de expertises.⠀Mas afinal o que são ecossistemas de negócios digitais? São conexões entre negócios ou sistemas, facilitados por tecnologias digitais modernas.⠀As interfaces de programação de aplicativos (APIs) .- os mecanismos que permitem que o software converse com outro software – estão no centro deste processo.⠀

Ecossistemas de negócios digitais podem ser internos, dentro de uma organização, ou podem expandir para incluir fornecedores, clientes, desenvolvedores, reguladores, ou até mesmo concorrentes.⠀

A maioria das empresas globais está considerando ativamente o modelo de negócios do ecossistema devido ao seu potencial de:

  • crescimento do negócio principal;
  • expansão da rede e do portfólio;
  • geração de receitas de novos produtos e serviços.

Ecossistemas aceleram a inovação dos negócios e contribuem para que as marcas gerem ainda mais valor para seus clientes.

As empresas que estão operando de forma colaborativa relatam:

  • uma cadeia de abastecimento
  • mais flexível e adaptável (70% vs 40%)
  • um forte entendimento do mercado (39% vs. 20%)
  • relacionamentos mais fortes com o cliente (50% vs. 40%)

Essas parcerias podem incluir, por exemplo, integrações entre varejistas e empresas de aplicativos e serviços para suportar uma experiência omnicanal, organizações de saúde compartilhando pesquisa ou conexão com empresas de logística terceiras para ser parte integrante da sua cadeia de suprimentos.Você já pensou em estruturar a sua rede? Que tipo de negócios faria sentido para agregar na sua proposta de valor?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....