Compartilhe com sua comunidades

INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

BigData já virou buzzword, não é mesmo? Mas a verdade é que a prática de inteligência e analise de dados tem sido um grande desafio em diversos segmentos, em especial para o varejo.

Trazemos aqui uma pitada do curso de BI que ministramos para um dos nossos clientes recentemente.

Cada vez temos mais dados disponíveis e poucos negócios dominam plenamente o tema. Saber lidar com eles será a chave do jogo.

Como gerir tantas jornadas de consumidores? Como praticar preço dinâmico? Onde estão as oportunidades de mercado? Quais possibilidades de redução de custo e ganho de produtividade.

Vemos gigantes como ViaVarejo e Magalu despontando no mercado e são dois bons exemplos de maturidade na gestão de dados, mostrando o quanto a prática é essencial para quem quer ser líder.

A verdade é que os degraus de maturidade para gestão efetiva de dados são desafiadores e demandam:⠀

1) profundo domínio da estrutura e da qualidade do dado;

2) entendimento objetivo dos desafios de negócio;

3) identificar de maneira muito estruturada o caminho de aprendizado para evoluir numa visão de Inteligência Artificial.

O ponto é que tecnologia e software são um mero ferramental (repositório e algoritmos) que não são nada sem o domínio de uma visão do modelo de negócio e direcionadores estratégicos.

Nossa visão é que precisamos ter ciclos de evolução bem gradativos, dominando profundamente as variáveis da etapa anterior. Tentar pular etapas gera muita confusão e muito pouca solução.

Data-driven e Inteligência de Negócio (BI) são por conta desta complexidade um baita diferencial competitivo. É prática que demanda consistência e resiliência, acelerar neste caso não traz benefícios. Mas quem chega lá tem A SOLUÇÃO para fazer gestão de tamanha complexidade dos negócios atuais, assim como acelera todo o seu fluxo de tomada de decisão (no tempo e na direção).

Com paciência e coerência, este é o modelo vencedor.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O mercado de comunicação visual no Brasil cresce com impressão 3D, personalização e sustentabilidade, movimentando R$1,8 bilhão em 2024 e atraindo novos investimentos....
Trident e Bis investem em comunicação visual na Kings League, engajando mais de 4,8 milhões de jovens e aumentando ROI de campanhas integradas....
O Brasil amplia sua rede de parques tecnológicos: são 113 unidades em 2025, com mais de 2.700 empresas e R$ 5,3 bilhões em investimentos. Inovação, startups e pesquisa impulsionam o...
Investimento filantrópico de R$2,58 bi apoia IA ética e inclusiva, com foco em pesquisa, governança e inovação social....
O Google reconheceu a Embratur como referência em inovação pública pelo sistema Hermes, desenvolvido com o Serpro e o Ministério do Turismo, que integra dados, reduz custos e eleva a...
A IA visual está transformando a comunicação adaptativa, reduzindo redundância e economizando até 47% de largura de banda sem perda de desempenho. Descubra como essa tecnologia aumenta eficiência e acelera...