Compartilhe com sua comunidades

INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

BigData já virou buzzword, não é mesmo? Mas a verdade é que a prática de inteligência e analise de dados tem sido um grande desafio em diversos segmentos, em especial para o varejo.

Trazemos aqui uma pitada do curso de BI que ministramos para um dos nossos clientes recentemente.

Cada vez temos mais dados disponíveis e poucos negócios dominam plenamente o tema. Saber lidar com eles será a chave do jogo.

Como gerir tantas jornadas de consumidores? Como praticar preço dinâmico? Onde estão as oportunidades de mercado? Quais possibilidades de redução de custo e ganho de produtividade.

Vemos gigantes como ViaVarejo e Magalu despontando no mercado e são dois bons exemplos de maturidade na gestão de dados, mostrando o quanto a prática é essencial para quem quer ser líder.

A verdade é que os degraus de maturidade para gestão efetiva de dados são desafiadores e demandam:⠀

1) profundo domínio da estrutura e da qualidade do dado;

2) entendimento objetivo dos desafios de negócio;

3) identificar de maneira muito estruturada o caminho de aprendizado para evoluir numa visão de Inteligência Artificial.

O ponto é que tecnologia e software são um mero ferramental (repositório e algoritmos) que não são nada sem o domínio de uma visão do modelo de negócio e direcionadores estratégicos.

Nossa visão é que precisamos ter ciclos de evolução bem gradativos, dominando profundamente as variáveis da etapa anterior. Tentar pular etapas gera muita confusão e muito pouca solução.

Data-driven e Inteligência de Negócio (BI) são por conta desta complexidade um baita diferencial competitivo. É prática que demanda consistência e resiliência, acelerar neste caso não traz benefícios. Mas quem chega lá tem A SOLUÇÃO para fazer gestão de tamanha complexidade dos negócios atuais, assim como acelera todo o seu fluxo de tomada de decisão (no tempo e na direção).

Com paciência e coerência, este é o modelo vencedor.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....