Compartilhe com sua comunidades

Metaverso

A maioria das pessoas acredita que o Metaverso é um mundo virtual, tipo os games Minecraft ou Roblox, o filme Ready Player One, ou ainda a demo que o Zuckerberg mostrou em sua última apresentação.

Outras pessoas acham que não é um lugar e sim um “tempo”, um “período/momento no tempo”. Em AI existe uma ideia de singularidade, ou seja, o momento em que um AI se torna mais inteligente que os humanos.

Inteligencia artificial > inteligência humana, considerando as mentes brilhantes.

Mas você já parou para pensar em uma terceira hipótese? A de que o Metaverso, na verdade, é um momento no tempo em que a nossa “vida digital” é mais importante do que a nossa “vida real”? Isso não é uma mudança do dia para a noite e nem foi inventada por ninguém. É uma mudança gradual que está acontecendo há décadas.

Toda parte importante da sua vida está se digitalizando:

• Trabalho: as fábricas para computadores, os escritórios para Zooms e Teams, entre outros.

• Amigos: vizinhos para seguidores, e onde você encontra pessoas que pensam como você hoje em dia? No Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin, além de milhares de outras redes sociais e aplicativos.

• Esportes: hoje em dia, há mais crianças que jogam Fortnite do que basquete e futebol juntos.

• Identidade: os filtros do Instagram, o Snapchat e outros aplicativos, são a nova maquiagem, os stories são o novo diário.

O que hoje importa mais para você: sair bem/bonito no Instagram ou na vida real?

Tudo, absolutamente tudo está virando digital. Seu emprego, seus amigos e até a sua própria identidade. E agora, com a criptomoeda, até o seu dinheiro está se tornando digital.

Bored Apes são o novo Van Gogh, assim como Skins do Fortnite, o novo Skinny Jeans. Em pouco tempo as bigtechs desenvolverão óculos de realidade virtual para usarmos o dia todo.

Vamos passar de 50% do tempo dando atenção para a nossa vida digital, para 90%. É nesse momento que entramos no Metaverso, quando o tempo em que nossas vidas virtuais se tornarem mais importantes do que as nossas vidas reais.

Se acelerarmos 10 ou 20 anos, provavelmente vamos viver no Metaverso.

Digital > Real

Há anos, a nossa atenção costumava ser 99% focada em nossa vida real.

A TV trouxe isso para 85%, os computadores para 70% e os smartphones para 50%. Nossa atenção foi sugada do mundo real para o mundo digital.

Se 50% da nossa atenção, hoje, é tomada por uma tela, então 50% da nossa energia vai para a nossa vida digital.

Heli Diogo

Building Tilt.

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Falar sobre dinheiro pode soar frio, mas quando olhamos para o trabalho da Forbes entendemos que a fortuna é apenas a superfície de histórias muito maiores. A nova edição da...
Na noite do lançamento da SP2B, em São Paulo, 240 pessoas se reuniram no SP Hall. O clima era de expectativa, como quem assiste ao nascer de uma estrela. De...
O e-commerce no Brasil não é um ringue de dois. É uma corrida com pelotão denso e pista longa. O Mercado Livre lidera com 13% de participação. A Shopee vem...
Jensen Huang não é qualquer figurinha carimbada do Vale do Silício. Ele é o fundador e CEO da NVIDIA, a empresa que abastece o motor da inteligência artificial moderna. Suas...
A Volkswagen do Brasil está ampliando sua aposta na produção nacional como pilar de competitividade, inovação e geração de valor. Com investimento de R$ 20 bilhões programado para a América...
A Nvidia, empresa que lidera globalmente o fornecimento de chips para inteligência artificial, está no centro de uma disputa geopolítica que combina sanções comerciais, restrições tecnológicas e acusações de segurança...