Compartilhe com sua comunidades

Os 4 Cs do Onboarding

O processo de onboarding começa antes da pessoa ser contratada, durante o processo seletivo, e dura até, em média, nove meses de trabalho na empresa.

Lembrando que, além das contratações, o onboarding serve também para mudanças de área e início de novos líderes.

1C – CONFORMIDADE

Essa fase consiste em tarefas administrativas envolvidas em trazer um novo colaborador para A sua organização.

Relaciona-se a processos operacionais e administrativos.

2C – CLARIFICAÇÃO

Expandir o entendimento sobre a função de cada novo colaborador.

O objetivo desta fase é deixar claro entre os envolvidos, quais são as expectativas e

responsabilidades do recém-contratado, do time e do gestor.

3C-CONEXÃO

O objetivo nesta fase é fazer com que os novos membros se sintam parte da empresa.

Durante esse período, os novos colaboradores conhecem o time e os líderes que terão e começam a contribuir com a missão da empresa.

4C – CULTURA

Apresentação da cultura da empresa: os valores, o propósito e a visão.

Essa fase tem como objetivo transmitir a cultura para os novos colaboradores.

Luis Vabo Junior

Founder of Vabo23 Educação, Professor, Speaker, Mentor, Board Member, Endeavor Entrepreneur

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....