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A geração Z e as oportunidades para o E-commerce

Nesse artigo trazemos umas pitadas do recente estudo da @wgsnbrasil com dicas de como os varejistas podem traçar as suas estratégias para esse público.

A Geração Z evolui junto com o próprio e-commerce, que agora se mistura com o metaverso, com as redes sociais, as vendas por lives e as próprias experiências físicas.

Segundo um relatório divulgado em 2021 pela Oxford Economics, o futuro poder de compra da Geração Z chegará a US$ 3 trilhões nos mercados dos EUA, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha e Países Baixos, ou seja, as habilidades digitais desse grupo serão extremamente valiosas dentro de uma economia digital.

REDES SOCIAIS

As redes sociais continuam a ser a melhor forma de atrair consumidores da Geração Z. Segundo pesquisas da Sprout Social, 43% dos jovens, nos EUA, compraram algo através das redes sociais em 2021.

Principais ações

1. Incentive e amplifique a postagem de resenhas positivas nos seus perfis das redes sociais. Isso será fundamental para atrair a Geração Z.

2. Reforce a personalidade da sua marca na hora de criar conteúdo original, abraçando a estética despretensiosa do TikTok e investindo na autenticidade.

3. Faça da diversidade e inclusão parte fundamental do seu negócio, e não apenas uma meta para campanhas específicas.

INFLUENCIADORES SINTÉTICOS E O METAVERSO

Para uma geração cuja vida e carreira sempre dependeram da internet, estar no metaverso é tão natural quanto entrar em uma loja.

Principais ações

1. Trabalhe com influenciadores sintéticos, para criar uma estratégia de mídias sociais adaptada a um público cansado de filtros.

2. Mantenha a exclusividade dos eventos digitais, apresentando essas oportunidades de compra como experiências especiais com ingressos, tickets e horários agendados.

3. Dê a esse público criativo novas formas de encontrar produtos. O Google Lens é uma ótima referência no quesito busca por imagens.

FAST FASHION VS. SUSTENTABILIDADE

Com o ciclo de tendências da moda jovem mais rápido do que nunca, o conflito entre as anseios sustentáveis e os hábitos de consumo da Geração Z, fortemente influenciados pelo mundo digital e pelo fast fashion, está chegando a um ponto crítico.

Principais ações

1. Incluir práticas sustentáveis, responsáveis e éticas ao longo da cadeia produtiva, pois, em breve, a Geração Z não terá mais paciência para o greenwashing.

2. Ajude Geração Z a superar esse embate oferecendo alternativas a moda física. Lance filtros e coleções de modo digital para ajudá-los a compartilhar seus looks no lugar mais importante para eles: a internet.

3. Explore novos tipos de comércio sustentáveis, como revendo a venda de itens de segundo mão e customizados.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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