Compartilhe com sua comunidades

A geração Z e as oportunidades para o E-commerce

Nesse artigo trazemos umas pitadas do recente estudo da @wgsnbrasil com dicas de como os varejistas podem traçar as suas estratégias para esse público.

A Geração Z evolui junto com o próprio e-commerce, que agora se mistura com o metaverso, com as redes sociais, as vendas por lives e as próprias experiências físicas.

Segundo um relatório divulgado em 2021 pela Oxford Economics, o futuro poder de compra da Geração Z chegará a US$ 3 trilhões nos mercados dos EUA, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha e Países Baixos, ou seja, as habilidades digitais desse grupo serão extremamente valiosas dentro de uma economia digital.

REDES SOCIAIS

As redes sociais continuam a ser a melhor forma de atrair consumidores da Geração Z. Segundo pesquisas da Sprout Social, 43% dos jovens, nos EUA, compraram algo através das redes sociais em 2021.

Principais ações

1. Incentive e amplifique a postagem de resenhas positivas nos seus perfis das redes sociais. Isso será fundamental para atrair a Geração Z.

2. Reforce a personalidade da sua marca na hora de criar conteúdo original, abraçando a estética despretensiosa do TikTok e investindo na autenticidade.

3. Faça da diversidade e inclusão parte fundamental do seu negócio, e não apenas uma meta para campanhas específicas.

INFLUENCIADORES SINTÉTICOS E O METAVERSO

Para uma geração cuja vida e carreira sempre dependeram da internet, estar no metaverso é tão natural quanto entrar em uma loja.

Principais ações

1. Trabalhe com influenciadores sintéticos, para criar uma estratégia de mídias sociais adaptada a um público cansado de filtros.

2. Mantenha a exclusividade dos eventos digitais, apresentando essas oportunidades de compra como experiências especiais com ingressos, tickets e horários agendados.

3. Dê a esse público criativo novas formas de encontrar produtos. O Google Lens é uma ótima referência no quesito busca por imagens.

FAST FASHION VS. SUSTENTABILIDADE

Com o ciclo de tendências da moda jovem mais rápido do que nunca, o conflito entre as anseios sustentáveis e os hábitos de consumo da Geração Z, fortemente influenciados pelo mundo digital e pelo fast fashion, está chegando a um ponto crítico.

Principais ações

1. Incluir práticas sustentáveis, responsáveis e éticas ao longo da cadeia produtiva, pois, em breve, a Geração Z não terá mais paciência para o greenwashing.

2. Ajude Geração Z a superar esse embate oferecendo alternativas a moda física. Lance filtros e coleções de modo digital para ajudá-los a compartilhar seus looks no lugar mais importante para eles: a internet.

3. Explore novos tipos de comércio sustentáveis, como revendo a venda de itens de segundo mão e customizados.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....