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A pandemia impulsionou a ampliação de consciência em relação ao consumo

Você mudou algum hábito de consumo na pandemia? O movimento de consumo mais consciente acelerou nesses últimos anos e isso tem impactado diretamente os negócios.

Pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Akatu mostrou que mais de 70% dos consumidores, principalmente os mais jovens, querem que a iniciativa privada pare de agredir o meio ambiente e estabeleça metas para tornar o mundo melhor. Por isso estão preferindo marcas que tenham uma abordagem mais socialmente e ambientalmente responsável.

FONO: o medo do normal

Pessoas do mundo todo estão sofrendo de “FoNo” ou o “medo do normal”. Em síntese, é uma condição que traduz um sentimento inerente de não querer voltar à vida pré-covid, algo que muitas pessoas conseguem se identificar.

Há um medo real de que voltar ao antigo normal pode impactar todos os progressos feitos para combater as desigualdades sociais, raciais, ambientais e de gênero, e as pessoas têm tanto medo dos antigos sistemas que estão criando versões deles.

Isso mudou a relação das pessoas com o consumo

Elas passaram a priorizar produtos e serviços de marcas que tenham uma abordagem mais inclusiva, socialmente e ambientalmente responsável através de uma lente de consumo consciente.

ECOHACKS: novos movimentos

No TikTok, hashtags como #ecotok, #antirracismo e #ecohacks acumularam mais de 1,25 bilhão de visualizações no total. Ativistas de mídia social estão usando o formato ágil da plataforma para aumentar a conscientização sobre os

problemas mais prementes de hoje e, em seguida, incentivando os espectadores a fazer o mesmo. 54% dos usuários da plataforma, da geração Z dos EUA, sentem que as postagens do TikTok relacionadas ao ativismo social os incentivaram a se envolver em discussões com amigos e familiares.

Grandes players do mercado já entenderam essa mudança e estão revendo o seu portfólio de produtos e serviços, além de toda a sua cadeia de valor, para atender a esse novo comportamento.

E você? O que tem visto de transformações no varejo e na indústria impulsionadas sob essa ótica?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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