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3 dicas para o mercado imobiliário de luxo

O Brasil vive um dos seus melhores momentos para o mercado imobiliário de luxo e alto luxo. Segundo dados da consultoria Brain, só nos dois primeiros meses de 2022 o aumento foi de 14% no volume de lançamentos em comparação a janeiro e fevereiro de 2021 – crescimento de 3,9% no volume de vendas. Analisando os últimos anos, esse segmento chama bastante a atenção por não seguir as tendências do setor imobiliário em geral.

Pesquisa da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) apontou que, em 2021, o mercado imobiliário de luxo cresceu 32% em comparação com 2020, não desacelerando nem mesmo com a alta da Selic e o aumento nos custos de financiamento. Os números tem uma explicação clara: nosso país vem ganhando novos milionários anualmente. Relatório da consultoria britânica Newmark indica que os super-ricos, ou seja, aqueles com patrimônio de mais de US$ 30 milhões, devem crescer 23% até 2025 no Brasil. No mesmo período, devemos alcançar a marca de 481 mil pessoas com patrimônio superior a US$ 1 milhão. Número 29% superior em relação a 2020.

Essa é uma tendência global, conforme apresentado na análise do mercado de luxo de 2022 produzido pelo Coldwell Banker Real Estate LLC, dos Estados Unidos. Só no ano passado, o total de pessoas no mundo com mais de US$ 5 milhões cresceu 20%. No mesmo período, um dado da organização Oxfam é ainda mais impressionante: o planeta registrou um novo bilionário a cada 26h.

Com um cenário tão aquecido e pronto para receber novos investimentos, é necessário criar estratégias de conexão com esse público com objetivo de atender a essa crescente demanda de forma adequada. Entre as melhores estratégias para alavancar as vendas nesse setor, estão:

Foque na experiência

Foque na exclusividade e crie diferenciais que chamem a atenção desses clientes. Pense como a Le Labo, que tornou a venda um grande ritual de conexão com seus consumidores: a marca de perfumes finaliza o preparo dos seus produtos no momento da compra, registrando no decantador e no rótulo as informações pessoais do comprador. Em seguida, orienta esse cliente a marinar por uma semana na geladeira o perfume antes de usá-lo, tornando todo esse processo algo único e inesquecível.

Invista no branding

O cliente de luxo não quer comprar uma casa ou apartamento, ele quer sofisticação e elegância. Tranquilidade e bem-estar. Ele quer o reflexo da sua própria personalidade ao escolher o local que vai viver e sua missão é entregar esses desejos ao construir a marca que vai apresentar esses imóveis. É a aura da Ferrari, a força do Rolex e a elegância da Prada que captam a atenção do público e não suas características técnicas.

Tenha provas sociais adequadas

Pesquisa recente confirmou que os consumidores brasileiros são os mais impactados por marketing de influência no planeta. Isso significa que contratar o influenciador certo para dialogar com seus clientes pode te trazer resultados ainda mais eficientes. No mercado de luxo, a sensação de exclusividade e intimidade pode ser fortalecida por meio de um representante reconhecido por aquele grupo social.

Alfredo Soares

CEO G4 Educação e Loja integrada.

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