Compartilhe com sua comunidades

O que o Coldplay tem a ver com fidelização de clientes? Eu te conto

Não é incomum vermos bandas e artistas solo que surgem e somem com a mesma velocidade do pacote de internet que as faz viralizar. E tudo bem! Faz parte da realidade atual tudo ser efêmero. Será?

Na contramão da liquidez contemporânea a qual Bauman, o pensador mais citado das mídias sociais se referia, vemos uma banda com mais de 20 anos de carreira que não só consegue manter os fãs mais antigos como também consegue conquistar novos.

Mas então qual pode ser o segredo dos britânicos que, para muitos, ganharam o título de “Melhor Show do Rock in Rio 2022”? Bem, algumas questões os mantêm no topo. A primeira delas é que são artistas conectados ao mundo real. Isto é, tudo o que está em destaque na atualidade faz parte do repertório deles. Isso faz com que a banda viaje o mundo não apenas para cantar músicas, mas também para propagar mensagens que se conectam ao público.

Mas o público atual é o mesmo de 20 anos atrás? Bem, basta fazer uma auto-análise e pensar: “Eu gosto das mesmas coisas que gostava há 2 anos? 2 meses?”. Em essência pode até ser que sim, mas estímulos novos nos fazem adquirir gostos novos. Então, além de estar atento à realidade, o Coldplay ainda ouve os fãs.

Assim, a banda conseguiu fazer de sua turnê uma forma de posicionamento

sobre questões importantes como acessibilidade e inclusão, por exemplo.

E, creia, nada disso seria possível se o quinteto não tivesse total atenção da plateia.

Mas o que uma banda de rock alternativo pode ensinar sobre a relação com clientes? Bem, todos querem ter mais clientes, mas a verdade é que, se não conseguir manter quem já comprou de você encantando com a sua marca, dificilmente você será uma “estrela do show” no seu nicho.

E como fazer isso? Escutando o público, estando atento às demandas atuais, sendo responsivo a elas e, na dúvida, ouvindo o que o Coldplay tem a dizer, pois, como já vimos, eles sabem o que estão fazendo.

Paulo Cuenca

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...