Compartilhe com sua comunidades

Entrar em um conflito na empresa é sempre algo negativo?

De acordo com uma pesquisa* com 5 mil executivos de nove países, os brasileiros gastam em média 1,9 hora por semana na solução de conflitos, o equivalente a 11,4 dias de trabalho. Assim, nos encontramos em terceiro lugar no ranking das empresas que gastam mais horas de trabalho para resolver conflitos.

Antes de falarmos se entrar em um conflito é negativo ou não, precisamos entender o que de fato não é um conflito. Vamos lá!

Conflito não é:
• Brigar
• Discutir
• Culpar
• Ofender
• Fazer careta
• Falar com ironia

Isso se chama confronto, e causa:
• Comunicação com ruídos
• Falta de confiança
• Relacionamentos desgastados
• Performance reduzida

Acredito que você não sabia que existe diferença entre essas palavras.

Conflito é produtivo e poderoso. O grande ponto é conduzi-lo de forma construtiva.

Existem cinco estilos de solução de conflitos. São eles:
• Evitar
• Conciliar
• Ceder
• Colaborar
• Competir

As empresas querem que eles existam, pois têm diversas consequências positivas, como:

• Estímulo à inovação, criatividade e crescimento.
• Busca por soluções alternativas.
• Melhora da performance individual e de grupo.

Se a área na qual você faz parte não costuma ter conflitos, é porque alguém está deixando de falar alguma coisa. Isso pode ser por algum desses motivos:
• A empresa tem uma cultura repressora.
• As pessoas têm medo, timidez e até bloqueios para entrar em conflitos.

O que fazer para se posicionar?

• Identifique a causa do problema
• Procure soluções, não culpados
• Analise e escolha a melhor solução
• Mantenha um clima de respeito
• Se coloque no lugar do outro
• Seja construtivo ao fazer um contraponto
• Quando estiver errado, reconheça

Se você sente que isso é um problema para a sua equipe e que, sempre que as pessoas discordam de algo, elas entram em confronto, saiba que pode contar com a nossa ajuda para reverter esse problema!

Shana Wajntraub

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nos Estados Unidos, o YouTube é mais assistido na TV do que no celular, com mais de 1 bilhão de horas diárias em telas grandes. A adaptação do app e...
O iFood Pago projeta faturar R$ 2,5 bilhões em 2025, dobrando sua receita atual. Com 175 mil estabelecimentos conectados e foco crescente em crédito, a plataforma continua a expandir seus...
A Shein está ampliando suas operações no Brasil, expandindo para novos estados em 2025. A meta é aumentar a participação de vendedores locais e reduzir prazos de entrega....
Nestlé utiliza IA para reduzir rupturas de estoque. A plataforma SISO analisa dados de vendas e estoques, ajustando pedidos antes que produtos se esgotem. Desde a implementação, a SISO reduziu...
Neon cresce 50% em receita e expande carteira de crédito para R$ 6 bilhões em 2024. Fintech atingiu breakeven e registrou lucro nos dois últimos meses do ano, impulsionada por...