Compartilhe com sua comunidades

Relatório Strava 2023: Números Revelam Tendências de Esporte e Mobilidade

Estudo Detalhado Mostra Preferências e Hábitos dos Atletas Brasileiros e Globais

O relatório “Ano Esportivo 2023” do Strava, uma plataforma com mais de 120 milhões de atletas, destaca as tendências esportivas e de mobilidade, enfatizando as preferências e os desafios enfrentados por atletas de várias gerações. Baseado em uma pesquisa global com 6.990 esportistas, o relatório combina respostas de membros da comunidade Strava e de uma amostra representativa externa à plataforma.

No Brasil, o ciclismo se mantém como a atividade mais popular no Strava, seguido de caminhada e corrida. A pesquisa revelou um aumento na popularidade de atividades off-road, com bicicletas gravel e mountain bikes em quarto lugar, trail runs em quinto, trilhas em sexto e treinos de força em sétimo. Natação, pedalada virtual e patinação inline completam os dez primeiros.

Globalmente, a corrida foi a atividade mais registrada no Strava, enquanto o ciclismo liderou no Brasil, com 36% das atividades em grupo. O remo foi a principal atividade de grupo no mundo, com 40% do total.

A pesquisa revela que a interação social é o principal motivo para se exercitar em grupo, com mais da metade dos atletas indicando influência de amigos ou familiares. Notavelmente, 77% dos atletas da Geração Z relatam sentir-se mais conectados ao ver atividades de conhecidos no Strava.

Em relação aos obstáculos, mais de dois terços dos atletas globais e 61% dos brasileiros citaram a falta de tempo como barreira principal. O calor extremo de 2023 afetou 75% dos atletas globais e 59% dos brasileiros, enquanto a má qualidade do ar foi um problema para 27% dos atletas globalmente e 23% no Brasil.

Quanto à mobilidade, 17% dos ciclistas da Geração Z usaram o Strava para registrar deslocamentos em 2023, um aumento significativo em relação aos 8% de cinco anos atrás. No Brasil, 53% dos Millennials usaram bicicletas para o trajeto casa-trabalho, superando as outras gerações.

A Geração Z se destacou por registrar o pace médio mais rápido em corridas e pedaladas globalmente, enquanto no Brasil, foram os mais rápidos nas corridas e os millennials nas pedaladas. As sessões de treino da Geração Z também foram as mais curtas em termos de duração e distância.

O tênis Olympikus Corre emergiu como o preferido entre os corredores brasileiros, sendo eleito o melhor e com maior crescimento nos últimos anos.

O Strava documenta mais de 8 bilhões de atividades compartilhadas, com membros em mais de 190 países. São registradas 40 milhões de atividades por semana, e mais de 3.000 atletas profissionais fazem parte da comunidade.

Acesso ao Reporte

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...