Compartilhe com sua comunidades

Varejo – Antes, o ‘patinho feio’ da comunicação!

Por muitos e muitos anos a palavra varejo foi tida como um bicho-papão nas agências. Arrepios, medos, fugas – esse era o cenário até para as equipes de base, imagine para os criativos e designers…

Mas aí o tempo passou, chegou a globalização, os novos commodities,

fusões aconteceram e outras pressões fizeram com que os investimentos em brand migrassem para a chamada boca do funil, com muita força.

Confesso que há muito tempo visionei no varejo uma grande oportunidade em um nicho carente. A falta de conhecimento, de envolvimento, atenção e cuidado foram os fatores que fizeram com que esse segmento fosse, no mínimo, renegado. Foi deixada

uma lacuna para aqueles que ali percebessem uma brecha para um terreno fértil e promissor.

Imergimos, nadamos e continuamos a mergulhar de cabeça para pesquisar, avaliar, entender e criar soluções e atividades capazes de tirar deste patinho feio um brilho que estava guardado.

É bastante evidente o aumento dos investimentos no varejo, as inovações e, claro, a revolução na comunicação por parte de todos. E foi nesse contexto que começou um movimento contrário ao que era considerado ‘patinho feio’.

As grandes agências começaram a correr, pular na piscina ao mesmo tempo, com grandes aportes em profissionais, ferramentas e pesquisas, e começaram a se interessar por contas que até então eram atendidas por agências médias e até pequenas.

Hoje o varejo já não é mais um ‘patinho feio’, pelo contrário, é para muitas marcas o grande catalizador de vendas. Ele se mostrou para o mundo, ganhou propriedade, personalidade e aos poucos se revelou um lindo cisne branco. Agora todos o notam e anseiam por um trabalho bem conduzido, da estratégia às táticas e operações.

Nele se pressupõe grande parte do interesse dos consumidores, ávidos por propostas quentes, convidativas e, principalmente, vantajosas.

É a harmonia perfeita entre os elementos fundamentais para vender e comprar, respondendo às necessidades básicas de quem, o quê, quanto, quando e onde, de maneira direta, clara e, se possível, agradável em seu design.

Tudo começa na apresentação de produtos e serviços, seus diferenciais, valores percebidos, potência da mensagem, seus endossadores e tudo mais que possa despertar desejo, mas é lá na boca que o bicho pega pra valer, é ali, na escolha da percepção da relação custo-benefício, que se separam as crianças dos adultos. Neste jogo, vale a alquimia nas frentes matemáticas, das estratégias logísticas e da forma como tudo isto é apresentado aos consumidores.

Seja no offline ou no online, a criatividade na comunicação continua desafiando equipes de vendas, marketing e criativos. Mas em uma coisa eu acredito: dificilmente o varejo voltará a ser considerado o ‘patinho feio’ da comunicação.

Marcelo Ponzoni

Founder CEO at R,MP

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A IA visual está transformando a comunicação adaptativa, reduzindo redundância e economizando até 47% de largura de banda sem perda de desempenho. Descubra como essa tecnologia aumenta eficiência e acelera...
Empresas que aplicam pensamento visual aceleram decisões e aumentam em até 67% a compreensão das informações. Veja como essa prática transforma a comunicação corporativa....
O ranking global da Technology Magazine revela as 100 maiores empresas de tecnologia de 2025, com Apple, Microsoft e Alphabet no topo da inovação....
A Motorola Solutions amplia presença no mercado de defesa com novas tecnologias em segurança pública, IA e redes táticas 5G apresentadas na AUSA 2025....
A Intel lança a nova geração Core Ultra Series 3 (Panther Lake), com desempenho 50% maior e 35% mais eficiência energética. O chip promete impulsionar o mercado de IA e...
Descubra por que seu planejamento para 2026 pode já estar obsoleto e como integrar IA agêntica para inovar e se manter relevante....