Compartilhe com sua comunidades

Algar Telecom economiza R$ 1 milhão com tecnologia de suporte ao cliente

Automatização reduz tempo de atendimento de 30 minutos para 47 segundos, aumentando a satisfação dos clientes

Desde o início do ano passado, a Algar Telecom desenvolveu tecnologias para automatizar diversas áreas de suas operações. Uma dessas inovações foi a implementação de uma inteligência artificial no suporte ao cliente, iniciada em julho, que agiliza o diagnóstico dos problemas relatados. A automação foi testada e implementada no atendimento dos 20 mil clientes do setor corporativo B2B, que inclui grandes empresas que utilizam soluções de telecomunicações da Algar.

Antes da automação, o processo de diagnóstico dos problemas técnicos relatados pelos clientes poderia demorar até 30 minutos. Com a nova tecnologia, as reclamações são processadas pela inteligência artificial, que identifica o problema em um tempo médio de 47 segundos. Esta automação está integrada ao sistema de atendimento por chat, permitindo um diagnóstico rápido.

Entre julho de 2023 e abril deste ano, a redução do tempo de atendimento resultou em uma economia de aproximadamente 20 mil horas e um aumento de 16% na satisfação dos clientes. A Algar estima uma economia de cerca de R$ 1 milhão no período, em gastos administrativos de suporte.

Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom, destacou a importância da eficiência no atendimento ao cliente. “O atendimento do cliente é um momento crítico, porque ele está com um problema. Então, se a gente cria menos fricção nesse momento, o impacto da satisfação do cliente é geral com a empresa”, afirmou.

O próximo objetivo da Algar é expandir a automatização para os outros grupos de clientes, que somam cerca de 1,1 milhão. “A volumetria de clientes, cerca de 1,1 milhão, para o escalonamento da tecnologia é, agora, o nosso grande desafio. Uma coisa é dimensionar uma tecnologia de SaaS para uma base de 20 mil clientes. Outra coisa é multiplicar isso dezenas de vezes para chegar a todos”, explicou Milazzo.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...