Compartilhe com sua comunidades

O futuro dos negócios e a valorização das características masculinas e femininas no dia a dia do trabalho

Esse artigo não é para falar sobre equidade de gênero, mas sim sobre a importância de valorizar as características masculina e feminina, presentes em todos os seres humanos, independentemente de gênero, para o desenvolvimento e prosperidade dos negócios.

Quando a produtividade e o esforço em prol de alcançar objetivos individuais é mais importante do que a empatia, a vulnerabilidade e a abertura para contribuir com o coletivo, estamos diante de um desequilíbrio empresarial e até social. Um exemplo disso é quando, para conquistar um espaço de liderança, algumas mulheres relevam a feminilidade, ficam mais duras e diretivas. Isso também pode ser visto entre os homens que deixam de abrir espaço para a sensibilidade e a vulnerabilidade no ambiente profissional.

Não há nada mais feminino do que o cuidar.

É aí que entra a importância de compreender as características masculina e feminina. Entre elas estão: masculinas – determinação, autorresponsabilidade, eficiência; e femininas – sensibilidade, criatividade, adaptabilidade e generosidade. Buscar o equilíbrio entre elas é essencial para uma liderança ambidestra e alinhada às demandas do mundo contemporâneo.

Ao trazer o modelo da Liderança Shakti ao mundo corporativo, Nilima Bhat e Raj Sisodia – autores do livro Liderança Shakti: equilíbrio do Poder Feminino e Masculino, lançado em 2017 no Brasil – destacam a importância da ascensão das características do feminino tanto para a autoliderança quanto para a cultura e gestão dos negócios.

Por milênios, a sociedade, empresas e líderes operaram, na sua maioria, utilizando as características masculinas, um modelo que enaltecia a agressividade, ambição, competição e dominação ao mesmo tempo que negligenciava e desvalorizava as características femininas. O resultado disto podemos ver nos dias de hoje na falta de cuidado com as pessoas e com o planeta. A materialização da ascensão do feminino é o movimento global da sustentabilidade ou ESG que se tornou uma prioridade. Ele coloca o cuidado com as pessoas e com o planeta no centro das discussões. Não há nada mais feminino do que o cuidar.

A base da Liderança Shakti é observar a polaridade entre o feminino e o masculino na sua forma mais consciente e equilibrada para gerar harmonia, clareza, direção e ação.

Ouvir os colaboradores, clientes e outros stakeholders e incorporar seus interesses na estratégia do negócio é uma forma de agir com características do feminino. Isso significa incluir, cuidar e levar o outro em consideração. Uma pesquisa realizada pela Humanizada, em 2023, com mais de 43 mil stakeholders, revelou que ao compreender e atender às necessidades dos stakeholders, uma organização pode promover colaboração e construir confiança. Este envolvimento leva a um ciclo positivo, proporcionando aumento da lealdade e consequentemente aumenta a reputação da organização, a retenção de clientes e a força da parceria.

Vale ressaltar que o propósito desse modelo de liderança não está em valorizar uma característica sobre a outra, mas sim em equilibrá-las e aproveitar o que elas têm de melhor. O intuito é despertar e harmonizar ambas características com a finalidade de que trabalhem as suas habilidades de liderança em sua totalidade.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A Objective, empresa de tecnologia e inovação, anunciou nesta semana a aquisição da Eleflow, especializada em projetos de dados e inteligência artificial. Com a operação, de valor não revelado, a...
A briga agora não é só por mercado, é por cérebros. A Apple abriu uma batalha judicial contra seu ex-funcionário Di Liu, acusando-o de roubo de segredos comerciais ligados ao...
Depois de ter sua aquisição de US$ 20 bilhões pela Adobe frustrada por barreiras regulatórias, o Figma finalmente anuncia seu próprio caminho: o aguardado IPO da plataforma colaborativa de design...
A Embraer acaba de conquistar um de seus maiores contratos comerciais da década: a Scandinavian Airlines (SAS) anunciou a compra de 45 jatos E195-E2, com direito de aquisição de mais...
A Oracle acaba de assinar o maior contrato de sua história. Um cliente não revelado fechou um acordo anual de US$ 30 bilhões com a gigante de tecnologia, impulsionando a...
Em um movimento estratégico que reafirma sua confiança no potencial de Miami, o Simon Property Group, maior REIT (fundo de investimento imobiliário) focado em shoppings centers nos EUA, anunciou a...