Compartilhe com sua comunidades

Inovações de colaboradores geram R$ 13 Milhões em retorno financeiro para a Irani

Programa Inova Ideias da Irani destaca sucesso do intraempreendedorismo e implementa centenas de propostas

Há 12 anos, a Irani, empresa de papel e embalagens sustentáveis, lançou o programa Inova Ideias para incentivar a inovação por meio de sugestões dos próprios colaboradores. Desde então, o programa recebeu quase 7 mil propostas, das quais 10% foram implementadas, resultando em um retorno financeiro de R$ 13 milhões.

O Inova Ideias permite que os colaboradores da Irani, de unidades em Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, apresentem ideias inovadoras para qualquer setor da empresa. Essas sugestões são enviadas por meio de uma plataforma interna gamificada, onde outros colaboradores podem ver, comentar e compartilhar as propostas.

O programa passou por várias revisões desde sua criação em 2012, adaptando-se para continuar relevante e eficaz. Hoje, todas as propostas são avaliadas pelo time de inovação da Irani e pelos responsáveis pelas áreas específicas. Caso a ideia seja considerada viável, a empresa pode comprá-la do colaborador, com o valor pago dependendo da complexidade do projeto. Até o momento, a Irani investiu aproximadamente R$ 300 mil na aquisição de mais de 700 ideias.

Um exemplo de sucesso é a proposta de colaboradores da unidade de resinas em Balneário Pinhal (RS). Gabriela Kranz, Joel de Oliveira, Roger Oliveira e Fernando Barbieri sugeriram mudanças no processo de tratamento de efluentes para reduzir a formação de resina, o que gerou um retorno de R$ 186 mil para a empresa. Em 2023, o programa recebeu 286 propostas, das quais 113 foram implantadas.

A implementação das ideias envolve uma equipe multidisciplinar e é monitorada de perto pelos gestores, fortalecendo as relações entre líderes e colaboradores. Andrea Quintana, gerente de Inovação e Marketing da Irani, destaca a importância de um ambiente que estimule a confiança e a criatividade dos colaboradores.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....