Compartilhe com sua comunidades

O plural da prioridade

Desde o primário, fomos alfabetizados de forma a entender que prioridade é tudo aquilo que vem em primeiro lugar, aquilo que devemos dar atenção imediata e, se possível, solucionar com a maior antecedência possível.
Não é de hoje que as equipes, pelo menos as de marketing, com quem mais convivo, recebem demandas sequenciais, da mesma fonte, pedindo prioridade máxima. No mínimo isso desperta risos – para não dizer lágrimas de pressão extrema.
O assunto parece, sim, engraçado mas é muito sério, principalmente em equipes mais enxutas, que atendem diversos clientes internos, todos com suas necessidades e responsabilidades.
Quando escuto “estou com diversas prioridades” – no plural, imediatamente toca um sino na minha cabeça sinalizando que algo está ou vai ficar bem ruim em breve.
Para quem solicita, é muito fácil anexar essa última frase em todas as solicitações: “trate este job com a máxima prioridade”, mas para quem recebe, normalmente, profissionais solícitos, essa falta de sensibilidade e até de organização cria tensões acumulativas com resultados futuros prejudiciais.

Não é de hoje que as equipes, pelo menos as de marketing, com quem mais convivo, recebem demandas sequenciais, da mesma fonte, pedindo prioridade máxima.

É fácil dizer: não aceite, diga que já existem prioridades em curso, melhor você definir qual a prioridade das prioridades, mas no dia a dia, infelizmente, sabemos que as coisas não acontecem como imaginamos.
No meu entendimento, isso se trata de uma empatia mínima, um interesse genuíno na preservação do colaborador. Trata-se também de respeito pelo próximo e um mínimo de senso de organização e liderança eficaz.
Em suas próximas solicitações de prioridade, lembre que esse substantivo só se conjuga no singular, o que é, no mínimo, um bom sinal de atenção para um péssimo hábito corporativo.

Marcelo Ponzoni

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A CVC Capital Partners oficializou seu primeiro investimento no setor de saúde na América Latina com a aquisição de 98,5% da GSH, empresa brasileira especializada em hemoterapia, terapia celular e...
A 99, plataforma controlada pelo grupo chinês DiDi, anunciou o retorno de sua operação de entrega de refeições no Brasil, sob a marca 99Food. A retomada, prevista para o segundo...
Entre 2022 e 2024, a Caixa Seguridade duplicou sua base de investidores institucionais, saltando de 1.378 para 2.776. O movimento foi resultado de uma estratégia focada em aproximação com o...
A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, iniciou em 2024 a aplicação de uma inteligência artificial generativa na unidade industrial de Três Lagoas (MS), uma das maiores...
O Iguatemi Empresa de Shopping Centers anunciou a venda de 49% de sua participação nos shoppings Market Place (SP) e Galleria (Campinas) por R$ 500 milhões. A operação integra a...
O terreno do Jockey Club de São Paulo, com mais de 600 mil metros quadrados, voltou ao radar de incorporadoras, construtoras e fundos imobiliários após o início do julgamento de...