Compartilhe com sua comunidades

O plural da prioridade

Desde o primário, fomos alfabetizados de forma a entender que prioridade é tudo aquilo que vem em primeiro lugar, aquilo que devemos dar atenção imediata e, se possível, solucionar com a maior antecedência possível.
Não é de hoje que as equipes, pelo menos as de marketing, com quem mais convivo, recebem demandas sequenciais, da mesma fonte, pedindo prioridade máxima. No mínimo isso desperta risos – para não dizer lágrimas de pressão extrema.
O assunto parece, sim, engraçado mas é muito sério, principalmente em equipes mais enxutas, que atendem diversos clientes internos, todos com suas necessidades e responsabilidades.
Quando escuto “estou com diversas prioridades” – no plural, imediatamente toca um sino na minha cabeça sinalizando que algo está ou vai ficar bem ruim em breve.
Para quem solicita, é muito fácil anexar essa última frase em todas as solicitações: “trate este job com a máxima prioridade”, mas para quem recebe, normalmente, profissionais solícitos, essa falta de sensibilidade e até de organização cria tensões acumulativas com resultados futuros prejudiciais.

Não é de hoje que as equipes, pelo menos as de marketing, com quem mais convivo, recebem demandas sequenciais, da mesma fonte, pedindo prioridade máxima.

É fácil dizer: não aceite, diga que já existem prioridades em curso, melhor você definir qual a prioridade das prioridades, mas no dia a dia, infelizmente, sabemos que as coisas não acontecem como imaginamos.
No meu entendimento, isso se trata de uma empatia mínima, um interesse genuíno na preservação do colaborador. Trata-se também de respeito pelo próximo e um mínimo de senso de organização e liderança eficaz.
Em suas próximas solicitações de prioridade, lembre que esse substantivo só se conjuga no singular, o que é, no mínimo, um bom sinal de atenção para um péssimo hábito corporativo.

Marcelo Ponzoni

Founder CEO at R,MP

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....