Compartilhe com sua comunidades

Investimentos em IA Generativa superam US$ 41,7 bilhões com concentração em grandes players

O mercado de inteligência artificial generativa movimentou US$ 41,7 bilhões nos últimos quatro anos, mas 54% desse valor está concentrado nas mãos de três grandes empresas: OpenAI, Anthropic e xAI. A OpenAI lidera com 21,4% dos investimentos, seguida pela Anthropic com 18,9% e a xAI com 13,3%, de acordo com o estudo “The Gen AI Impact in LatAm”, realizado pela Grão em parceria com o Cubo e a AWS.

A pesquisa mostra que mais de 90% dos fundos de venture capital da América Latina veem oportunidades maiores na camada de aplicações da IA Generativa, enquanto os modelos fundamentais, como os grandes modelos de linguagem (LLMs), são menos favorecidos devido aos altos custos e à escassez de capital. Além disso, 60% desses fundos acreditam que startups de IA Generativa estão sendo precificadas com um valuation superior ao de startups que não utilizam essa tecnologia.

O avanço da IA Generativa tem o potencial de adicionar US$ 4,4 trilhões por ano à economia global, segundo a McKinsey. No Brasil, o Plano IA para o Bem de Todos, do governo federal, prevê investimentos de R$ 23,03 bilhões até 2028 para fortalecer o desenvolvimento de tecnologias de IA no país.

Os setores mais beneficiados pelo uso de IA Generativa são marketing, vendas e atendimento ao cliente, com 58% das startups e fundos apontando esses segmentos como prioritários. Outros setores destacados são saúde (48%), serviços financeiros (47%), educação (45%) e jurídico (42%).

O estudo também discute a importância da IA responsável, com pilares como explicabilidade, justiça, responsabilidade, transparência e privacidade sendo fundamentais para o desenvolvimento ético da tecnologia. Questões como vieses nos modelos de IA e riscos à privacidade são alguns dos desafios a serem enfrentados para garantir que a IA seja usada de forma segura e eficiente.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...