Compartilhe com sua comunidades

Mercado Livre avalia aquisição da Linx para expandir atuação no varejo

O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de ecommerce da América Latina, entrou no processo de avaliação para adquirir a Linx, empresa especializada em software de gestão para o varejo. A Stone, que detém a Linx, colocou a companhia à venda e espera propostas não-vinculantes até o final de outubro. A transação envolve a participação de outros interessados, como GIC, Advent, Constellation e dois players internacionais, sem presença na América Latina.

A aquisição pode ser estratégica para o Mercado Livre, principalmente em função do recente lançamento de um software de gestão pelo Mercado Pago, braço financeiro da empresa. A solução é voltada para pequenas e médias empresas, e a integração com a Linx poderia acelerar esse segmento, unificando a gestão de vendas e estoque em canais físicos e digitais.

O pitchbook preparado pelo JP Morgan, assessor da venda junto ao Morgan Stanley, projeta um EBITDA superior a R$ 300 milhões para a Linx em 2023, frente aos R$ 244 milhões do ano anterior. A Stone busca um valuation em torno de R$ 4,5 bilhões, com base em um múltiplo de 15x EBITDA. A Totvs, que poderia ser um concorrente natural, ainda não entrou oficialmente na disputa, embora haja especulações de que possa se envolver nos estágios finais.

O processo atraiu empresas de diferentes segmentos, indicando o interesse crescente no mercado de software para o varejo. Além da robustez do setor, a integração de soluções digitais que otimizem operações omnichannel tem se mostrado um fator chave para players do mercado.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Falar sobre dinheiro pode soar frio, mas quando olhamos para o trabalho da Forbes entendemos que a fortuna é apenas a superfície de histórias muito maiores. A nova edição da...
Na noite do lançamento da SP2B, em São Paulo, 240 pessoas se reuniram no SP Hall. O clima era de expectativa, como quem assiste ao nascer de uma estrela. De...
O e-commerce no Brasil não é um ringue de dois. É uma corrida com pelotão denso e pista longa. O Mercado Livre lidera com 13% de participação. A Shopee vem...
Jensen Huang não é qualquer figurinha carimbada do Vale do Silício. Ele é o fundador e CEO da NVIDIA, a empresa que abastece o motor da inteligência artificial moderna. Suas...
A Volkswagen do Brasil está ampliando sua aposta na produção nacional como pilar de competitividade, inovação e geração de valor. Com investimento de R$ 20 bilhões programado para a América...
A Nvidia, empresa que lidera globalmente o fornecimento de chips para inteligência artificial, está no centro de uma disputa geopolítica que combina sanções comerciais, restrições tecnológicas e acusações de segurança...