Compartilhe com sua comunidades

Será que dá match?

Você viu que a Coca-Cola anunciou a chegada em seu portfólio de um drink alcoólico inédito pronto para beber em collab com a Bacardi? Pois é, essa estratégia de extensão de marca não é exatamente uma novidade, mas as companhias seguem inovando e encantando os consumidores.

A extensão de marca tem dois caminhos principais: o licenciamento e a collab. Quando uma marca busca parcerias com foco em monetizar IP, são estabelecidas colaborações entre a indústria ou o varejo, visando elevar o reconhecimento da marca licenciada, com o objetivo de satisfazer o desejo de seus fãs, trata-se do trâmite clássico do negócio. Agora, quando uma marca busca parcerias para fortalecer seus laços com públicos estratégicos, essas colaborações geralmente ocorrem entre duas marcas de igual renome. O objetivo não se limita à monetização, mas visa principalmente promover inovação e exclusividade. Essa é a collab!

Esse movimento das colaborações reflete um mercado cada dia mais competitivo, no qual as marcas precisam se reinventar. O desafio é ser presente 24 horas por dia, sete dias na semana na vida desse fã, para estar sempre um passo à frente e conquistar um novo patamar de lealdade e relevância para a marca. Sendo assim, são uma ótima ferramenta para: alcançar novos públicos, novas categorias do mercado, gerar conversa e surpreender.

As colaborações realizadas por aqui evidenciam o olhar disruptivo dos executivos brasileiros. Segmentos diversos se unindo e gerando muito buzz junto aos consumidores.

We Coffe e Granado, Panvel e Stikadinho, Vult e Fruit Tela são recentes collabs que movimentaram as redes e o desejo dos consumidores. Se você ficou com vontade de provar a combinação do rum mais premiado e do refrigerante mais popular do mundo terá que aguardar até o ano que vem. É para quando está previsto o lançamento!

Marici Ferreira

Mentora, consultora: collabs, cobranding, licenciamento de marcas e personagens para produtos de consumo.

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A IA visual está transformando a comunicação adaptativa, reduzindo redundância e economizando até 47% de largura de banda sem perda de desempenho. Descubra como essa tecnologia aumenta eficiência e acelera...
Empresas que aplicam pensamento visual aceleram decisões e aumentam em até 67% a compreensão das informações. Veja como essa prática transforma a comunicação corporativa....
O ranking global da Technology Magazine revela as 100 maiores empresas de tecnologia de 2025, com Apple, Microsoft e Alphabet no topo da inovação....
A Motorola Solutions amplia presença no mercado de defesa com novas tecnologias em segurança pública, IA e redes táticas 5G apresentadas na AUSA 2025....
A Intel lança a nova geração Core Ultra Series 3 (Panther Lake), com desempenho 50% maior e 35% mais eficiência energética. O chip promete impulsionar o mercado de IA e...
Descubra por que seu planejamento para 2026 pode já estar obsoleto e como integrar IA agêntica para inovar e se manter relevante....