Compartilhe com sua comunidades

Bow-e aposta em assinatura de energia para pequenos negócios no interior

Startup do grupo Bolt Energy mira nicho de geração distribuída avaliado em R$ 140 bi

A Bow-e, criada pelo grupo Bolt Energy há dois anos, atua como um “marketplace de energia” no mercado de geração distribuída (GD), focando em pequenos comerciantes com contas de luz de até R$ 1 mil. A startup, que já possui 10 mil clientes em dez estados, projeta dobrar essa base até o final de 2025. Para 2024, o faturamento estimado é de R$ 150 milhões, refletindo um crescimento médio de 20% ao mês.

O modelo da Bow-e substitui a energia fornecida pelas distribuidoras por energia 100% renovável, oriunda de fazendas solares arrendadas. Atualmente, a startup distribui 49 megawatt-pico (MWp), com expectativa de alcançar 150 MWp até o final de 2025. Seus clientes têm um desconto médio de 15% na conta de luz, sem a necessidade de instalar painéis solares.

A geração distribuída é um mercado avaliado em R$ 140 bilhões no Brasil e cresceu 35% em 2024. A Bow-e se diferencia por focar em pequenos negócios em regiões interioranas, mercado ignorado por concorrentes. Essa estratégia aproveita o crescimento das fazendas solares, segmento avaliado em R$ 40 bilhões, com potencial para atender 9 milhões de consumidores no Brasil.

A startup opera com um portfólio de 180 fazendas solares e planeja expandir para estados como Bahia, Pernambuco e Ceará em 2025. A operação já representa 15% do faturamento do grupo Bolt Energy, que registrou receita de R$ 1,2 bilhão em 2023.

Desafios incluem o prazo regulatório de até 120 dias para transferir o fornecimento e a capacidade limitada do sistema elétrico, mas a abertura do mercado livre de energia, prevista para os próximos anos, pode impulsionar novos negócios.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...
A farmacêutica brasileira Cimed está avaliando a cisão de sua divisão de consumo em uma estrutura independente, estratégia que marca a consolidação de sua ambição de se tornar uma "P&G...
A primeira palestra que vi do Rafael Stark foi em 2023, ao lado de Igor Senra, CEO da Cora, Gabriela Estrada, CEO da Vexi, e do jornalista Vinicius Neder. Sempre...