Compartilhe com sua comunidades

Pizzinatto é nomeado CEO da Ultra, enquanto Lutz assume o cargo de Chairman Executivo

Executivo com ampla experiência interna será o novo CEO; foco em expansão sólida.

O Grupo Ultra anunciou que Rodrigo Pizzinatto será o novo CEO a partir de abril, sucedendo Marcos Lutz, que assumirá o cargo de executive chairman. Com 25 anos na companhia, Pizzinatto ocupava o posto de CFO desde 2020 e liderou movimentos estratégicos que resultaram na reestruturação do portfólio do grupo.

A transição de Lutz para chairman não é inesperada. Desde sua entrada como CEO em 2022, a estratégia visava preparar a companhia para melhorias de resultados e geração de valor, estabelecendo bases para uma gestão de longo prazo. Pizzinatto foi escolhido por sua atuação em desinvestimentos estratégicos, incluindo as vendas da Extrafarma, Oxiteno e ConectCar, além de aquisições relevantes, como os 40% da Hidrovias do Brasil e negócios dentro da Ultragaz e Ultracargo.

Com a saída de Pizzinatto do cargo de CFO, Alexandre Palhares, que está no Grupo Ultra há um ano, será promovido. Palhares traz experiência de passagens pela Eurofarma, Embraer e Cosan, reforçando a busca do Ultra por liderança técnica e planejada.

O Grupo Ultra, focado em seus principais negócios – Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Hidrovias do Brasil –, posiciona-se como um investidor estratégico de longo prazo. Essa estratégia é respaldada pela sólida posição financeira. No terceiro trimestre, a alavancagem do grupo foi reduzida para menos de 1,5x EBITDA, com dívida líquida de R$ 7,9 bilhões. A preparação para crescimento inorgânico e execução de transações recentes é prioridade.

Entre os desafios, a Hidrovias do Brasil demanda foco na implementação do plano de crescimento, que contará com um aumento de capital, além da redução de sua alavancagem, atualmente em cerca de 4x EBITDA. O modelo de gestão do Ultra será aplicado para impulsionar eficiência.

A revisão estratégica realizada por Pizzinatto nos últimos anos otimizou o portfólio, permitindo ao grupo reduzir sua alavancagem e posicionar-se para um novo ciclo de expansão.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...