Compartilhe com sua comunidades

Assaí reduz tempo de agendamento logístico com sistema digital

Plataforma Trizy reorganiza entregas e melhora operação em períodos críticos

O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado do Brasil, implementou um sistema digital que permitiu otimizar o agendamento de entregas em seus centros de distribuição e lojas. A ferramenta, batizada de Trizy, reduziu pela metade o prazo necessário para fornecedores agendarem horários de entrega, passando de 48 para 24 horas no início de 2024. Com isso, a rede aumentou sua eficiência operacional e atendeu à crescente demanda do mercado.

Atualmente, o Assaí gerencia 65 mil agendas mensais de entregas em 12 centros de distribuição e 290 lojas espalhadas por todas as regiões do país. A plataforma não apenas agiliza os processos, mas também reorganiza o cronograma automaticamente em períodos de alta demanda, como o final do ano.

O sistema inclui recursos que acompanham em tempo real as solicitações feitas aos 2 mil fornecedores da rede, desde o início do pedido até a finalização da entrega. Além disso, permite o monitoramento da performance dos parceiros e gera indicadores para a tomada de decisões estratégicas.

A iniciativa teve início em maio de 2022, com uma implantação gradual finalizada em agosto de 2023. Durante o período, o Assaí promoveu treinamentos e coletou feedbacks para ajustar a ferramenta às necessidades dos fornecedores. Entre os parceiros que participaram do processo estão grandes indústrias como Colgate-Palmolive e Nestlé.

O objetivo final do projeto é manter a disponibilidade dos produtos nas lojas e reduzir a taxa de ruptura, que hoje é inferior a 20% — um índice abaixo da média do mercado.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...
A farmacêutica brasileira Cimed está avaliando a cisão de sua divisão de consumo em uma estrutura independente, estratégia que marca a consolidação de sua ambição de se tornar uma "P&G...
A primeira palestra que vi do Rafael Stark foi em 2023, ao lado de Igor Senra, CEO da Cora, Gabriela Estrada, CEO da Vexi, e do jornalista Vinicius Neder. Sempre...