Compartilhe com sua comunidades

Itaú investe R$ 88,5 milhões na NeoSpace e expande uso de IA

Banco adquire 15% da startup e lidera rodada de captação adicional

O Itaú Unibanco anunciou a aquisição de 15% da NeoSpace, startup especializada em inteligência artificial generativa. O investimento será de US$ 15 milhões (R$ 88,5 milhões), além de uma rodada de captação de US$ 3 milhões (R$ 17,7 milhões), com participação de quatro investidores-anjo: Micky Malka (Ribbit), Martin Escobari (General Atlantic), Nigel Morris (QED) e Hans Morris (NYCA).

A NeoSpace desenvolve modelos de IA voltados para atendimento individualizado em setores com grande volume de clientes, como financeiro, telecomunicações e varejo. A startup foi fundada em 2024 por Bruno Pierobon, Felipe Almeida e Gustavo Debs, que anteriormente criaram a Zup Innovation, adquirida pelo Itaú em 2020.

Além do investimento, Itaú e NeoSpace firmaram um acordo comercial para uso dos modelos de IA da startup e desenvolvimento de produtos exclusivos para o banco. O objetivo é aprimorar a personalização do atendimento, aumentar a eficiência operacional e otimizar a gestão de crédito com base no histórico e interesse de cada cliente.

O Itaú já utiliza inteligência artificial em diversas frentes, com mais de 430 cientistas de dados, 60 engenheiros de machine learning e 450 profissionais focados no desenvolvimento de soluções. Em novembro de 2024, o banco lançou a Inteligência Itaú, ferramenta própria de IA para gestão financeira.

O investimento amplia a estratégia do Itaú em tecnologia e acelera o crescimento da NeoSpace, consolidando o banco no setor de inteligência artificial aplicada ao mercado financeiro.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....