Compartilhe com sua comunidades

SoftBank movimenta US$ 25 bilhões para liderar investimentos em IA

Grupo japonês avança em negociação bilionária com a OpenAI

O SoftBank está negociando um investimento entre US$ 15 bilhões e US$ 25 bilhões na OpenAI, o que o tornaria o maior investidor da desenvolvedora do ChatGPT. A possível injeção de capital foi revelada pelo Financial Times em meio a uma queda expressiva das big techs, que perderam US$ 1 trilhão em valor de mercado após a chinesa DeepSeek anunciar um modelo de IA com desempenho similar ao ChatGPT, mas a um custo menor.

As negociações ocorrem logo após o SoftBank e a OpenAI formarem uma joint venture para o Stargate, um projeto de US$ 500 bilhões para construção de data centers de IA nos próximos quatro anos. A iniciativa conta com apoio da Oracle e do fundo MGX, dos Emirados Árabes Unidos.

Se concretizado, o investimento substituiria a Microsoft como maior acionista da OpenAI. A empresa de Bill Gates já aportou US$ 14 bilhões, contribuindo para que a OpenAI atingisse uma avaliação de US$ 157 bilhões em 2024. No ano passado, o SoftBank adquiriu uma participação de US$ 2 bilhões na startup, e o novo aporte aprofundaria a relação entre Masayoshi Son e Sam Altman, CEOs de ambas as empresas.

A OpenAI está em meio a um processo para se tornar uma empresa com fins lucrativos, visando captar mais recursos para cobrir perdas bilionárias anuais e manter sua posição frente a concorrentes como Google, Anthropic, Meta e DeepSeek.

O mercado de IA segue aquecido com novos investimentos. Mark Zuckerberg afirmou que a Meta pretende investir centenas de bilhões de dólares no setor, enquanto o Alibaba anunciou seu modelo Qwen 2.5 Max, alegando desempenho superior ao GPT-4o, DeepSeek-V3 e Llama-3.1-405B.

A entrada do SoftBank no jogo reforça a intensa disputa entre gigantes da tecnologia, em um mercado que cresce rapidamente e exige investimentos massivos para garantir vantagem competitiva.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....