Compartilhe com sua comunidades

Aquisições bilionárias impulsionam expansão da Lactalis no Brasil

Grupo francês avança no setor de laticínios e projeta novos investimentos

A Lactalis, líder global na produção de laticínios, consolidou sua presença no Brasil por meio de um extenso processo de aquisições e investimentos estratégicos. Desde sua chegada ao país, há pouco mais de uma década, a companhia desembolsou cerca de R$ 5 bilhões na compra de ativos de marcas relevantes, incluindo Parmalat, Itambé, Batavo e Elegê. A expansão acelerada transformou a empresa na maior captadora de leite do Brasil, com um volume anual de 2,7 bilhões de litros.

O crescimento da Lactalis no país reflete sua estratégia de consolidação do mercado, caracterizado por forte fragmentação e presença de pequenas e médias empresas. Em 2024, a empresa registrou faturamento próximo de R$ 17 bilhões, impulsionado pelo aumento da produção e ampliação das operações industriais. Para 2025, a expectativa é de novos aportes, mantendo a tendência de expansão em diversos estados.

No ano passado, a companhia anunciou investimentos de R$ 350 milhões para ampliar estruturas no Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em território gaúcho, R$ 100 milhões serão aplicados em cinco unidades fabris para modernização de linhas de produção e geração de energia. Em Minas Gerais, R$ 250 milhões serão destinados à expansão de fábricas em sete municípios, com foco na diversificação de produtos.

A estratégia de crescimento também inclui a incorporação de concorrentes. A aquisição da DPA Brasil, joint venture entre Fonterra e Nestlé, foi concluída em 2023, adicionando ao portfólio marcas como Chambinho, Chamyto e Chandelle, além do direito de uso de rótulos icônicos da Nestlé no segmento de laticínios refrigerados.

Além das aquisições, a empresa busca otimizar a cadeia produtiva e elevar a competitividade do setor. A comparação com outras cadeias produtivas brasileiras, como soja e frango, mostra o potencial de crescimento do leite no mercado global. Para isso, a Lactalis aposta na profissionalização do setor, remunerando produtores de forma estratégica e incentivando práticas que agreguem valor à produção.

A companhia segue aberta a novas oportunidades de crescimento, tanto orgânico quanto por aquisições, e reforça o compromisso com um modelo de negócios baseado na eficiência e sustentabilidade. Com investimentos contínuos e liderança no mercado nacional, a Lactalis avança para consolidar sua posição como referência no setor de laticínios no Brasil.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...