Compartilhe com sua comunidades

E-agro expande crédito e prevê dobrar volume para R$ 4,8 bilhões em 2025

Plataforma digital do Bradesco cresce 380% e amplia oferta ao agronegócio

O E-agro, plataforma digital do Bradesco voltada ao agronegócio, originou R$ 2,4 bilhões em crédito em 2024, um crescimento de 380% em relação ao ano anterior. A maior parte das operações, 90%, foi realizada por meio de Cédulas de Produto Rural (CPRs), cujo volume aumentou 400% no período. A carteira agro expandida do Bradesco, que inclui diferentes modalidades de crédito para o setor, alcançou R$ 130 bilhões, alta de 13% em relação a 2023.

A plataforma registrou 52 mil clientes ativos e contou com a parceria de 100 empresas para a concessão de crédito. Entre os principais parceiros estão fornecedores de máquinas e insumos agrícolas, além de cooperativas. O crescimento do crédito digital no setor tem sido impulsionado pelo interesse dos produtores em soluções mais ágeis e sem necessidade de comparecimento a agências bancárias.

Para 2025, o E-agro projeta dobrar o volume de crédito concedido, chegando a R$ 4,8 bilhões. As CPRs devem continuar como principal modalidade, mas há expectativa de crescimento também no crédito rural tradicional, vinculado ao Plano Safra, cujas operações representaram 10% do total em 2024. A plataforma também planeja expandir sua atuação para produtores que operam como pessoa jurídica, ampliando o ticket médio das operações.

Outro fator que pode impulsionar a expansão é a oferta de taxas de juros mais competitivas, com redução de até um ponto percentual em relação ao mercado, devido ao menor custo operacional do E-agro. Além disso, o financiamento de máquinas agrícolas usadas, que representou 40% das operações do segmento em 2024, deve continuar sendo um diferencial diante das margens apertadas dos produtores.

O E-agro pretende consolidar-se como marketplace financeiro do agronegócio, ampliando parcerias com bancos, fintechs e cooperativas de crédito. A plataforma segue em crescimento, mantendo uma estratégia de análise conservadora de risco para enfrentar os desafios do setor.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....