Compartilhe com sua comunidades

Azul acelera plano de reestruturação com oferta de ações de até R$ 4,1 bilhões

A Azul Linhas Aéreas lançou uma nova etapa de sua reestruturação financeira com a abertura de uma oferta pública de ações preferenciais que pode alcançar até R$ 4,1 bilhões. A operação ocorre por meio de um follow-on primário, no qual serão emitidas novas ações, garantindo que os recursos captados sejam integralmente direcionados ao caixa da companhia.

Inicialmente, estão sendo ofertadas 450,5 milhões de ações a R$ 3,58 cada, valor que representa um prêmio de 17% sobre a última cotação da empresa. Caso a demanda supere o volume previsto, a Azul poderá ampliar a oferta para até 697 milhões de papéis. O principal destino dos recursos será a conversão de parte da dívida da Azul Secured Finance, com vencimentos programados para 2029 e 2030, em participação acionária. Essa etapa precisa ser concluída ainda neste mês para que o processo de reestruturação seja finalizado.

O movimento ocorre em um contexto de recuperação da companhia, que não registra lucro anual desde 2019. A situação se agravou com os impactos prolongados da pandemia no setor aéreo e pela alta do dólar sobre a dívida denominada em moeda estrangeira. Atualmente, a Azul acumula desvalorização de 74% em 12 meses, mas viu suas ações subirem 12% após o anúncio da oferta, sinalizando uma resposta positiva do mercado.

Além da capitalização, a companhia está envolvida em um processo de fusão com a Gol, cuja recuperação judicial está em andamento. A fusão, ainda sujeita à análise do Cade, pode dar origem a uma operação combinada com cerca de 60% de participação no mercado doméstico de aviação, consolidando uma nova configuração no setor.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....