Compartilhe com sua comunidades

CMA CGM assume controle da Santos Brasil e reforça presença estratégica no setor portuário nacional

O grupo francês CMA CGM oficializou a aquisição de aproximadamente 48% do capital da operadora portuária Santos Brasil, passando a deter cerca de 51% da empresa em bases totalmente diluídas. Com o controle acionário consolidado, a CMA anunciou uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações remanescentes, seguindo as exigências legais para reestruturação societária no mercado brasileiro.

A operação marca um movimento relevante no setor de infraestrutura logística e portuária do país. A Santos Brasil é uma das principais operadoras de terminais no Brasil, com destaque para o Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul em movimentação por berço. Em 2023, a companhia movimentou cerca de 1,1 milhão de TEUs, contribuindo significativamente para o fluxo do comércio exterior brasileiro. A receita líquida da Santos Brasil no mesmo período foi de R$ 2,3 bilhões, com lucro líquido ajustado de R$ 375 milhões.

A entrada da CMA CGM — terceira maior armadora de contêineres do mundo, com receita global de US$ 47 bilhões em 2023 — adiciona escala e integração vertical à operação brasileira, num momento em que o setor passa por processos de consolidação global. A controladora francesa, que vem acelerando sua estratégia de integração de serviços logísticos port-to-port, amplia sua presença em um hub estratégico para o comércio internacional da América Latina.

A nomeação de Christine Cabau Woehrel, ex-CEO do Porto de Marselha e executiva sênior da CMA, como presidente do conselho da Santos Brasil sinaliza a intenção do grupo de aprofundar sinergias operacionais e acelerar investimentos em modernização e eficiência portuária. O movimento também fortalece a posição do Brasil como eixo logístico relevante nas rotas intercontinentais, sobretudo no contexto de reconfiguração das cadeias de suprimentos globais.

Além de ganhos estratégicos, a aquisição traz implicações para o mercado de capitais brasileiro, com potencial fechamento de capital ou reestruturação da base acionária da Santos Brasil, a depender dos desdobramentos da OPA. Para investidores institucionais, o case representa uma convergência entre infraestrutura crítica, ativos de longo prazo e capital estrangeiro com apetite por participação direta na cadeia logística local.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Talvez a gente precise de um príncipe não para governar, mas para lembrar que nem toda verdade precisa vestir terno cinza ou vir em relatório da Goldman Sachs. Príncipe Filip,...
A Slate Auto estreou no mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos com uma estratégia de produto centrada em acessibilidade, modularidade e custos operacionais reduzidos. Apoiada por investidores como Jeff...
Em meio à retração global dos aportes em venture capital, a Entrypoint surge com uma proposta pragmática para o ecossistema de startups no Brasil. Fundado por Rodrigo Terron (NewHack) e...
A i4sea, startup baiana especializada em inteligência climática, anunciou a captação de uma rodada Seed no valor de R$ 7,5 milhões. O investimento foi liderado pelo Fundo Govtech — gerido...
O grupo francês CMA CGM oficializou a aquisição de aproximadamente 48% do capital da operadora portuária Santos Brasil, passando a deter cerca de 51% da empresa em bases totalmente diluídas....
Em 2005, um vídeo de 19 segundos gravado no zoológico de San Diego deu início a uma revolução digital que, duas décadas depois, movimenta bilhões de dólares. O YouTube, plataforma...