Compartilhe com sua comunidades

A experiência invisível

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial. A companhia implementou sistemas que otimizam rotas em tempo real, alocam aeronaves com base em dados de passageiros e integram operações em uma interface única. O resultado? Milhares de minutos economizados e uma experiência de voo significativamente aprimorada.

Esse exemplo ilustra uma tendência crescente: a tecnologia está se tornando cada vez mais invisível, mas profundamente integrada à experiência do usuário. Assim como no esporte, no qual sensores e algoritmos analisam desempenhos para aprimorar treinamentos e estratégias, no mundo corporativo, a IA trabalha nos bastidores para oferecer experiências mais fluidas e personalizadas.

A inteligência artificial, nesse novo cenário, deixa de ser uma interface e passa a ser uma engrenagem invisível. Seu valor não está em se mostrar sofisticada, mas em ser precisa, contextual e, principalmente, útil. Quando funciona bem, não chama atenção — apenas faz com que tudo pareça mais simples, mais rápido, mais intuitivo.

A verdadeira inovação não está apenas na tecnologia em si, mas na capacidade de utilizá-la para criar experiências que, embora imperceptíveis em sua operação, são profundamente impactantes em sua entrega.

A experiência do usuário é o novo campo de batalha, vencer não é apenas sobre o que é visível, mas sobre o que é sentido. E, muitas vezes, o que é mais sentido é justamente aquilo que não se vê.

Ricardo DAguani

CTO da Serinews

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...