Uma comunicação online bem feita decide o rumo dos negócios. Em tempos corridos, de estresse e tanta informação, o nosso nível atencional está baixo, portanto precisamos ser atrativos e assertivos em nossa fala.
Seja em reuniões, apresentações, webinars, live, Clubhouse ou Instagram. Não importa o canal e a rede, o online foi potencializado. Mas, será que nos preparamos para isso? Certamente que não, apenas nos adaptamos. E, como sempre podemos melhorar a nossa comunicação, preparamos aqui
1. Roteiro: como podemos elaborá-lo?
Antes de elaborar o roteiro, lembre-se de ser assertivo e realizar um bom diagnóstico. Sendo assim, responda a estas perguntas-chave: Quem são as pessoas? Qual é o nível de informação que elas possuem? O que esperam? Qual é o objetivo principal? Qual é o contexto? Quanto tempo eu tenho?
Na sequência, você elabora o roteiro: como será sua saudação? Como você introduzirá o conteúdo para a sua audiência? É importante, aqui, colocar uma isca, que chamamos de Linha Mestra. Quais “gatilhos” você usará, nos momentos certos, para interagir com o público? As mensagens que você, definitivamente, não pode esquecer de passar? E como você concluirá, bem como a Call To Action?
2. Organização do ambiente
Preste atenção no fundo e no enquadramento da transmissão. Procure organizar o ambiente onde vai apresentar o evento e garantir que todos os elementos necessários
estejam em mãos. Deixe o fundo mais amplo, se possível, com a sensação de profundidade.
3. Iluminação
Utilize uma fonte de luz em direção ao seu rosto, mas evite o excesso.
4. Sua imagem
Coloque uma roupa apropriada ao público. Opte por roupas mais discretas e com contraste com o seu fundo. Evite usar brilho.
5. Som e áudio
Opte por fones de ouvido ou headsets para entrada e saída do áudio. Sabe por quê? O áudio do computador como microfone pode captar interferências externas, além de sons vindos do próprio computador.
6. Na hora marcada, inicie
Olhe para a câmera como se estivesse conversando diretamente com os espectadores. Esse é um ponto crucial, pois aqui criamos conexão com o outro. Quando for pensar no que falar, evite olhar para cima. Continue olhando para a câmera. E, se você tiver dificuldades de fixar na câmera, uma estratégia possível é colar um Post-it próximo à câmera, para lembrar que as pessoas estão do outro lado.
7. Você conhece os elementos da comunicação de alto impacto?
Uma comunicação de impacto é até mais importante nos eventos digitais, pois são recursos para manter a conexão com o público. A linguagem corporal é observada e pode ser capaz de comunicar mais do que a voz. Por isso, esteja com o corpo ereto, de cabeça erguida. É importante que a câmera esteja na mesma altura dos seus olhos. O modo de gesticulação é muito importante. Acenar com a cabeça positivamente é um dos gestos de reforço mais eficazes que existem. Ter amplitude e velocidade nos movimentos com os braços é vital no momento de se expressar.
O uso das mãos deve ser treinado, pois, na maior parte dos casos, não estamos habituados a usá-las na frente do computador. Você pode utilizá-las tanto para mostrar momentos de quantificação (na vertical) quanto de sequência de ideias (na horizontal). Outro ponto é a expressão facial: treine as suas expressões faciais no espelho, utilize as sobrancelhas, transmita pelo olhar o “gosto” ou a “paixão” pelo que está falando.
Quanto ao volume da sua voz, pense em um rádio! Se ficar alto, é desagradável; se ficar baixo, também. O ideal, portanto, é alternar o volume sem perder a energia e dando ênfase aos pontos mais importantes.
O próximo recurso é a pausa de dois a três segundos entre argumentos. A pausa é tão sagrada quanto os intervalos entre as notas musicais que compõem uma melodia. Proporciona harmonia, clareza e movimento no discurso e, principalmente, ela ajuda a evitar os vícios de linguagem. Lembre-se de criar sintonia com o seu público!
Demonstre vulnerabilidade, alguma dificuldade real superada. Utilize o storytelling, que é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, conforme o seu objetivo e os interesses do público.
8. E, por último, mantenha a calma
Você é um canal de comunicação. Sim, parece simples, mas é fundamental manter a calma e seguir o que foi programado. Apresente com clareza e naturalidade. Não deixe que nada interfira na sua capacidade de comunicação nem modifique a sua postura, fala e tom de voz.