O que as empresas brasileiras podem aprender com a Disney.

A Disney é a marca mais adorada do mundo, de acordo com uma pes­quisa realizada em 2013 pela APCO Worldwide. E como é que eles sus­tentam uma altíssima taxa de fidelização de seus clientes por tantos anos? Por ser um grande apaixonado pela filosofia Disney, eu respondo essa pergunta com uma palavra de sete letras: CULTURA!

Muitas empresas acabam dando pouco significado para a sua cultura. Muitas não têm definição de missão, visão ou valores. Outras podem até ter, mas, muitas vezes, são simplesmente frases soltas que estão lá em um lindo quadro, mas sem que os colaboradores verdadei­ramente saibam o real significado. Quer que sua marca seja adorada pelos seus clientes? Internalize o PROPÓSITO da sua empresa para os seus colaboradores. É isso que faz a Disney.

O propósito da Disney é criar feli­cidade para os seus guests (como são chamados os seus clientes). Para um colaborador da limpeza, por exemplo, ele sabe que o parque tem que estar lim­po, pois parque sujo não cria felicidade.

Mesmo em tempos difíceis, com um alto custo de vida e o dólar também em alta, os brasileiros continuam indo para a Disney. Os brasileiros continuam sendo um dos três povos que mais visitam os parques da Disney.

Entretanto, durante o evento realizado em Orlando, na University of Central Florida Rosen College of Hospitality Management, foi apontado que os brasi­leiros têm gastado menos com compras, transporte e alimentação. Ou seja, estão economizando mais e assim conseguem garantir o básico: a viagem, hospedagem e as entradas dos parques.

Como fazem, o que deixam de com­prar e pagar, como economizam… não importa. A questão é: mesmo com o dólar nas alturas continuam indo. Tei­mosia? Falta de opção? Loucura? Não, isso chama-se encantamento. Seja pelas imagens do parque, ou pelos desenhos animados que povoam os sonhos de crianças e adultos, conhecer a Disney é uma vontade que está sempre nos corações. Se você for a uma sala de aula, e perguntar qual o maior sonho daqueles alunos, certamente irá ouvir: abraçar o Mickey.

Bom, vamos para parte empresarial do reino encantando. O que está por trás disto tudo? O que motiva os brasileiros, mesmo em tempos de crise a abrirem as suas carteiras? Agora, reflita: você já adquiriu algum produto do qual não precisava por­que foi muito bem atendido? Gastou mais do que pretendia em algo somente porque desejava uma excelente experiência?

Tenho certeza de que todas as respostas às questões anteriores foram sim. E o que as tornaram positiva foi o atendimento realizado por colaboradores dedicados e comprometidos em vender sonhos e experiências que marcarão por toda uma vida…

Por Alexandre Slivnik


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