As duas palavras são muito parecidas, mas trazem resultados diferentes !
Eu estava com o artigo desse mês pronto e já estava enviando, quando assisti no dia 08/03/2017, o jogo entre Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG), no Estádio Camp Nou em Barcelona na Espanha. O Barcelona tinha que reverter um placar adverso de 4 X 0 para o PSG realizado no jogo anterior em Paris na França, no Estádio Parc des Princes. Construir goleadas no futebol é relativamente comum, mas quando se tem a obrigação de faze-la, se torna quase que impossível, principalmente quando o rival é um outro grande clube.
Pois bem, o jogo começou e o Barcelona já fez um gol, a crença de era possível tomou conta dos torcedores, mas o Barcelona não jogava o seu grande futebol, não estava tão eficiente, como em outras oportunidades, mas conseguiu fazer o segundo gol, ainda no primeiro tempo. No início do segundo tempo, mais um gol para o Barça, no estádio e no mundo a certeza que o quarto gol sairia e o jogo poderia ir para os pênaltis.
Mas o PSG fez um gol, não só um gol, mas um gol fora de casa, que vale mais nas regras do campeonato. O Jogo com placar de 3 X 1 segue nervoso, o tempo passando e o Barcelona precisando de um 6 X 1, nesse momento quase impossível, faltando poucos minutos para o final surge a figura do Neymar, que chama a responsabilidade para si, o grande Messi
se esconde, Neymar brilha com dois gols e uma assistência primorosa. Barça classificado com uma atuação efetiva de Neymar. Claro que se tem várias contestações e tudo mais, mas o que foi para história foi a efetividade do Neymar. Tenho usado em minhas palestras e consultorias esse exemplo acima, sem saber que ele poderia se tornar uma realidade um dia. Sempre falo do Neymar fazendo jogadas maravilhosas e o Barcelona perdendo a diferença e sendo efetivo.
Vamos falar de consultoria com eficiência e efetividade nas empresas. Quando se buscar um parceiro estratégico para a empresa, na forma de serviços de consultoria, é necessário buscar o melhor escopo…
Por Marcel Spadoto
Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.